Reunião com Secretaria Estadual da Saúde debate ampliação do atendimento oncológico no município

por Luís Francisco Caselani última modificação 27/06/2017 21h13
27/06/2017 – O relator da Comissão de Saúde da Câmara de Novo Hamburgo, vereador Enfermeiro Vilmar (PDT), reuniu-se na tarde desta terça-feira, 27 de junho, em Porto Alegre, com o secretário estadual adjunto da Saúde, Francisco Paz, para solicitar a otimização do atendimento oncológico no Município. A proposta apresentada pelo parlamentar inclui a repactuação do acordo entre os cinco municípios da região atendidos pela Oncologia SUS do Hospital Regina bem como um aumento do repasse feito pelo Estado.

A fila de pacientes para dar início ao seu tratamento aumenta a cada mês. Hoje, temos 120 pessoas aguardando suas primeiras consultas”, informou Vilmar. Conforme o vereador, Novo Hamburgo oferta 60 vagas mensais para o primeiro atendimento, de forma que o tempo de espera atinge o prazo máximo de 60 dias estabelecido pela Lei Federal nº 12.732/2012. “Este número, porém, é compartilhado com os municípios vizinhos de Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha e Ivoti, sem receber nenhum incentivo financeiro dos mesmos”, completou.

A coordenadora de Alta Complexidade da Secretaria da Saúde, Sheila Ferreira, arguiu ser necessário entender o porquê do primeiro atendimento ser disponibilizado a apenas 60 pessoas por mês, quando o acordo prevê 75. “Essa quantidade é calculada a partir da população da região atendida”, pontuou. O secretário adjunto Francisco Paz mostrou-se solidário à preocupação levantada pelo vereador e prometeu levar a demanda para a próxima reunião da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde – responsável pelas cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. “Analisaremos as responsabilidades e competências de cada parte e municiaremos vocês com todas as informações necessárias. Queremos resolver essas questões junto aos municípios”, salientou.

Conforme Paz, a ideia é realizar, nos próximos meses, uma reunião na Câmara de Novo Hamburgo com representantes dos cinco municípios para discutir a repactuação do acordo e sistematizar o atendimento oncológico de forma a diminuir o tempo de espera.

Priorizar o atendimento

Outra proposta levantada por Vilmar é a realização de um trabalho junto aos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a desburocratização do encaminhamento de pacientes ao tratamento. “Precisamos incentivar a celeridade do processo de referência dos casos oncológicos e estabelecer um sistema de atendimento preferencial, conforme a gravidade do caso”, sugeriu. A proposta, abordada durante o encontro – que contou ainda com a participação do assessor do deputado Eduardo Loureiro (PDT) Márcio Bosa de Oliveira –, também será levada para a reunião com os municípios.