Rejeitado em primeiro turno projeto que obriga farmácias a receberem medicamentos vencidos ou em desuso

por Jaime Freitas última modificação 27/11/2023 23h30
27/11/2023 – A Câmara de Novo Hamburgo rejeitou por 7 votos contrários e 6 favoráveis nesta segunda-feira, 27, em primeira votação, projeto de lei encaminhado pelo vereador Gustavo Finck (PP) que obriga farmácias e drogarias da cidade a disponibilizarem a seus clientes recipientes para o descarte de medicamentos domiciliares em desuso ou com prazo de validade expirado. A proposta, que amplia regramento municipal de 2015, busca fortalecer a prática da logística reversa e evitar a deposição irregular de remédios e embalagens.
Rejeitado em primeiro turno projeto que obriga farmácias a receberem medicamentos vencidos ou em desuso

Foto: Daniele Souza/CMNH

Jogar medicamentos no lixo comum ou em ralos pode gerar danos ao meio ambiente. Mesmo que não seja tão perceptível, a ação de descartar de forma incorreta acaba causando inúmeros malefícios, pois alguns compostos inibem a atividade de bactérias, impedindo-as de agir na biodegradação do lixo em aterros sanitários e podendo contaminar o solo e as águas”, pontua Finck.

O líder de governo, Ricardo Ritter – Ica (PSDB), defendeu o voto contrário à proposta. “Temos informações diretas do Executivo de que hoje nossas farmácias e drogarias, já atendem ao que está sendo solicitado pelo projeto. Já temos isso em prática na cidade desde 2015”, informou o parlamentar.

É um projeto simples, mas o Executivo gosta de complicar”, relatou Gustavo Finck. “Se o projeto já existisse, não teria passado por nossas comissões e nem teria parecer de admissibilidade pela procuradoria da Casa”, defendeu o autor.

Votaram contra a proposta Darlan Oliveira (PDT), Gabriel Chassot (PSDB), Gerson Peteffi (MDB), Ito Luciano (PTB), Ricardo Ritter – Ica (PSDB), Semilda - Tita (PSDB) e Vladi Lourenço (PSDB). Os votos favoráveis foram de Cristiano Coller (PTB), Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PP), Gustavo Finck (PP), Inspetor Luz (MDB) e Lourdes Valim (Republicanos).

Além dos recipientes para coleta dos medicamentos, os estabelecimentos também ficam obrigados a providenciar um local para o armazenamento primário dos itens descartados, onde serão mantidos até o transporte para correta destinação. Conforme o Projeto de Lei nº 49/2023, o descumprimento da norma sujeitará os infratores à aplicação de sanções previstas em legislações ambientais.

O texto, que também determina a revogação do regramento anterior, retorna para votação final nesta quarta-feira, 29, último passo antes do envio para avaliação do Executivo.

 

A aprovação ou rejeição em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: