TV Câmara: Reforma psiquiátrica e saúde mental de Novo Hamburgo são pautas do Vitalidade
Dieter explicou como é o funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que surgiram a partir de 1992, no Município. E ressaltou que Novo Hamburgo foi pioneiro, em 1989, em adotar um modelo que priorizava um atendimento mais humanizado, ouvindo as particularidades e a subjetividade de cada indivíduo, com a Casa de saúde Mental.
Além de contextualizar historicamente a luta antimanicomial ao redor do mundo, o psicólogo mostrou os avanços, as conquistas e também as principais vantagens, tanto para o indivíduo com sofrimento mental como para a família.
Movimento da Luta Antimanicomial e o 18 de maio
O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
Em 1987 estabeleceu-se o lema do movimento: "Por uma sociedade sem manicômios", e o 18 de maio foi definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada desde então em todo o país.
Vitalidade
O programa Vitalidade trata de assuntos relacionados à saúde, comportamento e qualidade de vida desde 2012 e é veiculado pela TV Câmara, canal 16 da NET. Uma playlist com todos os programas pode ser conferido na página Youtube.com/tvcamaranh