TV Câmara: Reforma psiquiátrica e saúde mental de Novo Hamburgo são pautas do Vitalidade

por Luís Francisco Caselani última modificação 18/06/2018 16h36
18/06/2018 – O mês de maio, mais especificamente na semana que compreende o dia 18 de maio, tornou-se símbolo da luta antimanicomial em todo o Brasil. Diversas ações de conscientização foram realizadas em Novo Hamburgo.O diretor de Saúde Mental da secretaria de Saúde, psicólogo Leandro Dieter, gravou no dia 28 de maio, na TV Câmara, o programa Vitalidade, esclarecendo importantes pontos da reforma psiquiátrica.
TV Câmara: Reforma psiquiátrica e saúde mental de Novo Hamburgo são pautas do Vitalidade

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Dieter explicou como é o funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que surgiram a partir de 1992, no Município. E ressaltou que Novo Hamburgo foi pioneiro, em 1989, em adotar um modelo que priorizava um atendimento mais humanizado, ouvindo as particularidades e a subjetividade de cada indivíduo, com a Casa de saúde Mental.  

Além de contextualizar historicamente a luta antimanicomial ao redor do mundo, o psicólogo mostrou os avanços, as conquistas e também as principais vantagens, tanto para o indivíduo com sofrimento mental como para a família. 

Movimento da Luta Antimanicomial e o 18 de maio

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Em 1987 estabeleceu-se o lema do movimento: "Por uma sociedade sem manicômios", e o 18 de maio foi definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada desde então em todo o país. 

Vitalidade

O programa Vitalidade trata de assuntos relacionados à saúde, comportamento e qualidade de vida desde 2012 e é veiculado pela TV Câmara, canal 16 da NET. Uma playlist com todos os programas pode ser conferido na página Youtube.com/tvcamaranh