Rede Integrada Laço Lilás faz balanço das atividades de 2024

por Maíra Kiefer última modificação 02/12/2024 20h25
02/12/2024 – Na última reunião da Rede Integrada Laço Lilás de 2024, realizada na sexta-feira, 29, os participantes fizeram um balanço das ações do ano e do evento Domingo Por Elas, ocorrido no início de novembro. Durante o encontro, que encerrou os trabalhos do ano no Plenarinho do Legislativo e marcou a despedida do mandato da procuradora especial da Mulher, Lourdes Valim (Republicanos), as entidades apresentaram dados que indicam um aumento nas medidas protetivas expedidas em Novo Hamburgo. Os soldados Sheila e Sandro, integrantes da Patrulha Maria da Penha, relataram que, atualmente, 105 vítimas estão sendo acompanhadas, 17 a mais do que no início do mês passado. Pelo menos duas vezes por mês, as mulheres e seus filhos recebem visitas dos patrulheiros. Apesar do aumento nos registros, os integrantes do grupo observam que as vítimas demonstram muito medo e hesitação ao denunciar seus agressores, muitas vezes desistindo das queixas ou retomando os relacionamentos.
Rede Integrada Laço Lilás faz balanço das atividades de 2024

Crédito: Gabriela Panassal/CMNH

Tanto a vereadora Lourdes quanto a soldado Sheila ressaltaram que a iniciativa deve partir também da vítima, e não apenas da rede de apoio. Por isso, destacaram a relevância de eventos como o Domingo Por Elas, que oferece um momento de acolhimento e suporte. Assim como a procuradora, a vereadora Semilda – Tita (PSDB) reforçou que o trabalho desempenhado pela patrulha é essencial para garantir a proteção de muitas mulheres e de seus filhos.

O fim da dependência financeira das mulheres é um dos pontos cruciais para encorajá-las a sair de situações de violência. Por esse motivo, a Rede Integrada Laço Lilás reconhece a necessidade de promover o empreendedorismo entre as cidadãs sujeitas a situações de agressão e medo. Ao analisar a situação vivida pelos filhos, a rede enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), promovido pela Brigada Militar e voltado para a prevenção ao uso/abuso de drogas e à prática de atos violentos dentro e fora do ambiente escolar, com resultados transformadores também no contexto familiar.

Na antevéspera do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a coordenadora de Saúde da Mulher, Jéssica Mazzilli, enfatizou que a prevenção ao HIV e as ações de conscientização devem estar sempre presentes nas discussões sobre a proteção da população feminina. 

Acompanharam também o encontro a servidora Aline Moraes, as estagiárias Mariana Fauth Pinheiro e Clara Alves, que atuam na Procuradoria Especial da Mulher, a coordenadora de gabinete da vereadora Tita (PSDB), Alessandra da Rosa, e Elanice Müller, do Instituto Social Âncora Mulher.

Laço Lilás
Criada em 2017, a Rede Integrada Laço Lilás reúne entidades dedicadas ao atendimento de vítimas de violência de gênero. O grupo tem como meta reduzir o número de ocorrências em Novo Hamburgo, que figura entre as cidades com mais casos no estado. Com reuniões promovidas na sede do Legislativo e organizadas pela Procuradoria Especial da Mulher, a rede é composta pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Patrulha Maria da Penha (Brigada Militar), Defensoria Especializada no Atendimento à Mulher, Centro de Referência e Atendimento Creas/Viva Mulher, Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim) da Feevale, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (Comdim) e dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), Comissões da Mulher e da Criança e do Adolescente da OAB/NH, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e coletivos femininos.

Clique na imagem e veja outras fotos da reunião:

REDE LILÁS