Raizer Ferreira faz prestação de contas como presidente do Legislativo em 2021

por Tatiane Souza última modificação 16/12/2021 19h51
15/12/2021 – Presidente da Câmara em 2021, Raizer Ferreira (PSDB) usou a tribuna nesta quarta-feira, 15, para se despedir do ano legislativo e fazer um balanço de sua gestão, na qual foi ladeado pelo vice-presidente Gerson Peteffi (MDB), o primeiro-secretário Cristiano Coller (PTB) e a segunda-secretária Semilda dos Santos – Tita (PSDB). “Devo confessar que, em meus pouco mais de cinco anos de carreira pública, estar na presidência do Legislativo foi o meu maior desafio. Empenhei-me durante a gestão em buscar resultados, procurei vencer os desafios e pude contar com a dedicação dos que amam esta Casa e por ela trabalham diariamente, também no intuito de servir ao Município”, destacou o presidente durante a última sessão ordinária do ano.
Raizer Ferreira faz prestação de contas como presidente do Legislativo em 2021

Foto: Daniele Souza/CMNH

Raizer falou que, apesar das dificuldades, procurou responder à altura das expectativas e exigências do cargo, e que prosseguiu com muita determinação e altivez, sem medo de desagradar e sempre preocupado com o correto e com a sociedade. “Enfatizo, por questão de justiça, que todo o resultado das múltiplas ações realizadas ao longo deste ano derivam não apenas do meu esforço individual, mas de um empenho coletivo, desenvolvido principalmente por todo o quadro do seleto corpo de colaboradores desta Câmara Municipal”, disse, agradecendo o empenho de seu gabinete, o trabalho em equipe de todos os parlamentares e a atuação dos setores administrativos da Casa.

O presidente registrou as metas propostas durante o ano, cujo principal objetivo era a economicidade. “Tenho orgulho de dizer que, com o apoio dos nobres colegas, conseguimos chegar à maior economia dos últimos anos, revertendo mais de R$ 6 milhões em entrega de serviço para a comunidade hamburguense. Um fato notório que merece destaque é que parte dessa economia custeou alguns gastos na Saúde, em meio à pior crise sanitária dos últimos 100 anos. A pandemia do novo coronavírus nos obrigou a alterar nossas rotinas e, no caso de alguns colegas, essa experiência foi agravada com o luto. Mesmo com todas as dificuldades, fomos responsáveis pelo registro de 4.266 pedidos de providências e pela criação de 81 projetos de leis que dialogam com as carências da cidade”, apontou.

Ele aproveitou o momento ainda para agradecer a Deus, à sua família e aos colegas de Mesa Diretora e se colocou à disposição dos novos dirigentes da Câmara. “Desejo do fundo do meu coração que 2022 seja um ano iluminado, abençoado, e que a Mesa Diretora tenha a sabedoria e as condições para fazer a gestão da Casa da melhor forma possível, zelando sempre pela boa imagem do Legislativo para com a comunidade hamburguense. Finalizo enfatizando que vou continuar na luta, a cada dia, por uma cidade melhor para a gente viver: mais plural, mais justa, mais segura e mais diversa. Vamos em frente!”, concluiu Raizer Ferreira. 

Fala dos vereadores

Cristiano Coller também destacou que a gestão foi pautada pela serenidade da Mesa e pela transparência nas ações. “Obrigado pelos aprendizados e pela parceria”, disse.

Ricardo Ritter – Ica (PSDB) também parabenizou Raizer pela condução dos trabalhos no ano de 2021. “Tivemos discordância nas ideias, mas muito respeito entre os vereadores. Conseguiste manter a calma na condução dos trabalhos, mesmo na votação dos projetos mais polêmicos. Com certeza terás um futuro de sucesso na política”, disse.

Darlan Oliveira (PDT) falou da gratidão que sente por Raizer. “Construímos uma amizade ainda maior. Espero que o próximo presidente faça um trabalho tão brilhante e admirável como o teu. Se eu tiver essa oportunidade, quero seguir teu exemplo”, ressaltou.

Gerson Peteffi falou da satisfação em fazer parte da Mesa Diretora. “Despeço-me desta vice-liderança aprendendo muito contigo, principalmente sobre o trato democrático. Que nossas divergências sejam apenas políticas e que nas outras áreas nos mantenhamos unidos. Obrigado pela parceria.”

Fernando Lourenço (PDT) comentou que não poderia se privar de falar nesse momento de despedida. “Quero parabenizar imensamente a Mesa Diretora, mas principalmente você. Conduziu com imensa maestria essa Câmara em um momento tão delicado de pandemia e de debates intensos. Isso que faz esta Casa ser respeitada. Parabéns e vida longa na política”, desejou.

Tita destacou que o ano de 2021 foi muito difícil para muita gente. “O senhor me ensinou a ser mais equilibrada, e eu já me considerava assim. É tão bom trabalhar com pessoas transparentes, cuidadosas e respeitosas. Isso é admirável e, por isso, o senhor vai muito mais longe na política. Precisamos de mais pessoas assim, que demonstram tanta alegria e amor ao próximo”, refletiu.

“Só tenho gratidão por tê-lo como presidente no meu primeiro ano de mandato. Apresentaste as demandas sempre com equilíbrio e sabedoria, compartilhando o trabalho da Mesa com os demais vereadores”, apontou Lourdes Valim (Republicanos).

Enio Brizola (PT) reconheceu os esforços no sentido de garantir a democracia em plenário e o apoio dado ao trabalho das comissões na realização dos principais debates propostos durante o ano. O parlamentar citou ainda a campanha Fome Zero, que levou comida a muitos lares hamburguenses. “Que possamos avançar na democracia, atualizar o Regimento Interno, diminuir a burocracia e fazer os debates que precisamos fazer como cidade em 2022”, disse.

Ito Luciano (PTB) lembrou que foi um dos únicos que tinha certeza de que ele faria uma excelente condução dos trabalhos na Câmara, pela transparência que Raizer demonstra em suas ações. “Nós somos um conjunto, mas o presidente assume a grande responsabilidade. Os vereadores representam diversos setores da comunidade, sempre com interesse no coletivo. A toda a Mesa Diretora de 2021, a todos os vereadores desta Casa, fizemos um brilhante trabalho em conjunto”. Ito ainda prestou homenagem aos funcionários da Casa, os quais destacou como competentes e que garantem o respaldo necessário para que os parlamentares possam desempenhar seu trabalho da melhor maneira possível. “Fazem a diferença na Administração”, elogiou.

Sergio Hanich (MDB) também agradeceu aos servidores efetivos, cargos de confiança e estagiários do Legislativo. “Não é normal encerrar um ano legislativo com uma sessão como esta, na qual a paz reinou. E que ela continue. Todos os acordos que tivemos foram cumpridos. Não foi fácil este ano. Passamos por um período que desejo que nunca passemos mais, com muitas dificuldades a todos os segmentos, em especial na área da saúde”, afirmou Serjão.

Vladi Lourenço (PSDB) também destacou a gestão e a competência do presidente. Já Gustavo Finck (PP) agradeceu pela maestria com que Raizer conduziu seu trabalho. “Temos divergências políticas, mas nunca faltamos com respeito um ao outro, embora os debates acalorados. Que o próximo presidente possa manter o trabalho em prol da instituição e da comunidade”, finalizou o progressista.