Proposta que regulamenta convocação de vereadores suplentes recebe pedido de vista
Vice-presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB) disse concordar com a ideia de regulamentar a convocação de suplentes, mas discordou do prazo estabelecido. O emedebista revelou que apresentará emenda reduzindo o período para dois dias. Peteffi acredita que o tempo é suficiente para facilitar o trabalho da Secretaria da Casa na substituição do parlamentar licenciado. Finck afirmou acatar e votar favoravelmente à emenda. O pedido de vista de Serjão permitirá que o PR nº 3/2021 inicie seu processo de votação já com a emenda redigida.
Mesmo com a diminuição do prazo, Ricardo Ritter (PSDB) anunciou que votará contra o projeto. Enio Brizola (PT) fez coro ao colega. “A preocupação com a organização do processo legislativo é válida, mas cada um sabe da responsabilidade de informar previamente sua ausência na sessão. Em poucas plenárias funcionamos desfalcados de um ou mais vereador”, lembrou o petista.
Pedido de vista
Todo e qualquer vereador tem direito a pedir vista de determinada proposição, mediante requerimento aprovado em plenário, adiando sua votação no intuito de conceder maior prazo para análise. Uma matéria pode receber no máximo dois pedidos de vista de até 15 dias cada. O expediente não é válido, contudo, para proposições votadas em regime de urgência ou cuja permanência junto a comissão pertinente tenha extrapolado o prazo regimental de 45 dias.