Proposta aprovada proíbe financiamento público de eventos durante calamidades

por Luís Francisco Caselani última modificação 20/08/2024 16h35
19/08/2024 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 19, em primeiro turno, o Substitutivo nº 1/2024. Elaborado pelo vereador Gustavo Finck (PP), o texto proíbe na cidade a realização de eventos festivos financiados com recursos públicos durante a vigência de decretos de situação de emergência ou estado de calamidade. O autor defende que a medida atende ao interesse público e assegura os princípios da razoabilidade, legalidade e economicidade.
Proposta aprovada proíbe financiamento público de eventos durante calamidades

Foto: Moris Musskopf/CMNH

O Substitutivo nº 1/2024 permite nesses períodos apenas a realização de eventos sediados pela Fenac. Em caso de descumprimento injustificado da regra, é prevista a aplicação de multa administrativa no valor de 10 mil Unidades de Referência Municipal (URMs), o que corresponde a R$ 45.670,00 na cotação atual. Apesar da aprovação unânime, a matéria ainda retorna à pauta nesta quarta, 21, em votação final.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: