Projeto sugere livre conversão à direita em semáforos
A ideia do Projeto de Sugestão nº 7/2025 é incentivar o Executivo a promover os estudos necessários para a definição das vias onde a livre conversão seria uma estratégia adequada para melhorar o fluxo e a trafegabilidade. “Queremos simplificar a vida do cidadão, sem qualquer prejuízo ao controle ou à segurança do trânsito. É mais uma ferramenta para que haja fluidez”, explica Juliano Souto.
Durante a sessão, Juliano Souto (PL) reiterou a necessidade de melhorias no trânsito da cidade. Ele citou o cruzamento entre a rua Marcílio Dias e a avenida Pedro Adams Filho como um ponto que poderia ser otimizado com a liberação da conversão de veículos. Para o parlamentar, pequenas alterações como essa poderiam contribuir significativamente para a mobilidade urbana.
A proposta gerou reações dos colegas. Joelson de Araújo (Republicanos) questionou como ficaria a travessia de pedestres no local, levantando preocupações com a segurança. Já Ricardo Ritter – Ica (MDB) mencionou uma avenida no bairro Rondônia que conta com momento exclusivo para passagem de pedestres, sugerindo que soluções semelhantes poderiam ser estudadas.
Ito Luciano (Podemos) lembrou que sugestões de parlamentares já trouxeram bons resultados, como a proposta do ex-vereador Sergio Hanich que indicou o uso do sinal amarelo piscante a partir das 23h, medida que visa dar mais segurança ao tráfego noturno.
O presidente Cristiano Coller (PP), por sua vez, demonstrou preocupação com o respeito às leis de trânsito por parte dos motoristas. Juliano Souto concordou com o colega e reforçou a importância da conscientização dos condutores para que as mudanças realmente tragam benefícios à população.
Projeto de sugestão
O expediente é utilizado para a indicação de matérias sobre conteúdos de iniciativa exclusiva da Prefeitura, abrindo discussão sobre todas as proposições encaminhadas pelos parlamentares, visto o interesse público das medidas. Depois de protocolado, o projeto é incluído na pauta da sessão seguinte, mediante requerimento, seguindo imediatamente para votação única durante a ordem do dia.