Projeto sugere criação da Semana de Prevenção à Diabetes nas escolas municipais

por Daniele Silva última modificação 20/06/2023 00h31
19/06/2023 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 19, o envio de uma sugestão de projeto de lei à prefeita Fátima Daudt. A matéria, elaborada pelo vereador Inspetor Luz (MDB), propõe a criação da Semana de Prevenção à Diabetes nas escolas municipais. O texto tem como objetivo estimular o diagnóstico precoce e promover o aumento da qualidade de vida dos alunos acometidos pela doença. Aprovado em votação única, o documento segue agora para avaliação do Executivo, que deve analisar e responder sobre a viabilidade da proposta dentro de 90 dias.
Projeto sugere criação da Semana de Prevenção à Diabetes nas escolas municipais

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

O Projeto de Sugestão n° 1/2023 deixa a critério da Prefeitura a escolha da semana para a realização das atividades, mas estabelece que os eventos sejam abertos aos pais e à comunidade em geral. A ideia é disponibilizar profissionais de saúde para dicas de prevenção e a realização de exames para o diagnóstico da doença.

Na justificativa, Inspetor Luz defende a implementação da medida no ambiente escolar para garantir maior eficiência no controle da diabetes e uma gestão adequada na administração de medicações e alimentação. “Como muitas horas são passadas na escola, é fundamental envolver a comunidade escolar no tratamento. Assim, a direção, o professor ou o educador devem ter conhecimento de que a criança tem diabetes, saber como medir a glicemia, tratar a hipoglicemia e injetar insulina, se necessário”, pontua o autor.

Ainda em defesa ao texto, o emedebista destaca que iniciativas similares já foram aprovadas em outros municípios gaúchos, como Eldorado do Sul e São José do Norte.

Projeto de sugestão

O expediente é utilizado para a indicação de matérias sobre conteúdos de iniciativa exclusiva da prefeita, abrindo discussão sobre todas as proposições encaminhadas pelos parlamentares, visto o interesse público das medidas. Depois de protocolado, o projeto é incluído na pauta da sessão seguinte, mediante requerimento, seguindo imediatamente para votação única durante a Ordem do Dia.