Projeto sugere coleta domiciliar de móveis e eletrodomésticos em desuso

por Luís Francisco Caselani última modificação 18/05/2022 20h18
18/05/2022 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta quarta-feira, 18, o envio de uma sugestão de projeto de lei à prefeita Fátima Daudt. O texto, elaborado pelos vereadores Darlan Oliveira (PDT) e Gerson Peteffi (MDB), propõe a criação do Programa Cata Entulho. O objetivo da matéria é evitar o descarte irregular de móveis, computadores e eletrodomésticos a partir da disponibilização dos serviços de coleta, transporte e destinação final dos bens. Com a aprovação unânime em votação única, o texto segue agora para avaliação do Executivo.
Projeto sugere coleta domiciliar de móveis e eletrodomésticos em desuso

Foto: Moris Mozart Musskopf/CMNH

De acordo com o Projeto de Sugestão nº 2/2022, o recolhimento ocorreria mediante agendamento prévio junto ao poder público. O programa não se aplica à coleta de materiais provenientes de demolições, aterros ou podas de árvores. “Além de um fim social, eis que todo material em bom estado pode ser reciclado, o Cata Entulho tem o evidente propósito de preservação do meio ambiente. O projeto visa a deixar a cidade mais limpa, trazendo uma oportunidade para que a população possa realizar o descarte de maneira correta e regular”, defendem os autores.

Peteffi reiterou que, além de garantir uma cidade mais limpa, a proposta permite que famílias e instituições sejam beneficiadas com utensílios descartados. Tentamos fazer com que, de maneira organizada, as pessoas liguem para a Prefeitura e agendem a liberação de seu entulho. Vemos hoje a quantidade de sofás, colchões, pneus, refrigeradores e eletrodomésticos, materiais que poderiam facilmente ser recolhidos e muitos deles recuperados. Eu mesmo já entreguei a instituições de caridade aparelhos obsoletos que foram reaproveitados”, frisou o vereador.

Darlan enfatizou a necessidade de elaboração de materiais informativos para conscientizar a população sobre os prejuízos do descarte irregular. “O cidadão reclama que diversos pontos da nossa cidade estão tomados por lixo. Mas o serviço de recolhimento é realizado e, passada uma semana, novos resíduos estão exatamente no mesmo lugar. Temos que não só estancar, mas resolver essa situação”, opinou o pedetista.

O vice-presidente da Câmara, Fernando Lourenço (Avante), tratou a disposição irregular de bens inservíveis em áreas públicas como uma epidemia em Novo Hamburgo. O vereador também sugeriu o cadastramento de carroceiros para tentar diminuir essas ocorrências. “A pessoa muitas vezes paga para eles recolherem, seja um móvel, entulho, poda ou eletrodoméstico, mas eles vão até a esquina mais próxima e despejam ali mesmo. As carroças estão fazendo trabalho de frete”, pontuou. Tem que penalizar os carroceiros e quem os contrata”, contribuiu Ito Luciano (PTB).

O líder de governo, Raizer Ferreira (PSDB), disse que o trabalho de recolhimento de resíduos se limita a “enxugar gelo”. Precisamos da conscientização da população. Chegamos a ter pontos de descarte irregular próximos a ecopontos. O problema não está em termos o lugar adequado, mas as pessoas entenderem que temos que mudar nossa cultura”, salientou.

Ex-secretário de Obras do Município, Raizer relatou o recolhimento de sete sofás na casa de bombas do bairro Santo Afonso durante a forte enxurrada que atingiu Novo Hamburgo em março de 2019. “Tivemos todas as bombas paradas e as águas subindo no bairro porque a quantidade de lixo era muito grande. As bombas não conseguiam tocar água para fora. Esse é o estrago provocado pelo descarte irregular”, exemplificou.

Projeto de sugestão

O expediente é utilizado para a indicação de matérias sobre conteúdos de iniciativa exclusiva da prefeita, abrindo discussão sobre todas as proposições encaminhadas pelos parlamentares, visto o interesse público das medidas. Depois de protocolado, o projeto é incluído na pauta da sessão seguinte, mediante requerimento, seguindo imediatamente para votação única durante a Ordem do Dia.