Projeto reconhece utilidade pública do Centro de Tradições Gaúchas Essência da Tradição

por Maíra Kiefer última modificação 11/05/2017 19h15
10/05/2017 – O Projeto de Lei nº 14/2017, de Enio Brizola (PT), que reconhece a utilidade pública do Centro de Tradições Gaúchas Essência da Tradição, foi aprovado em primeiro turno nesta quarta-feira, 10. Fundada em 18 de outubro de 1996, a entidade tem como finalidade fomentar as tradições e o folclore gaúcho, com expressão nos meios artístico, campeiro e cultural.

Leia aqui a proposta completa.

Antes da votação, Enio foi a tribuna pedir o apoio de todos os vereadores. “O CTG é muito importante para o bairro e para a cidade”, disse. Felipe Kuhn Braun (PDT), Gerson Peteffi (PMDB), Sergio Hanich (PMDB) e Naasom Luciano (PTB) elogiaram a iniciativa.

O patrão do CTG, Edmilson Fraga, disse acreditar que esse momento será um divisor de águas para a entidade. Segundo ele, atualmente também há um projeto de apoio aos grupos artísticos da comunidade sendo analisado em Brasília.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em Plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. É que o resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.