Projeto que revisa Estatuto do Servidor deve passar por alterações

por Luís Francisco Caselani última modificação 08/05/2023 23h12
08/05/2023 – Encaminhado pelo Executivo na proposta de revisar o Estatuto do Servidor, o Projeto de Lei Complementar nº 8/2022 recebeu novo pedido de vista na noite desta segunda-feira, 8. Desta vez, a solicitação partiu do líder de governo, Ricardo Ritter – Ica (PSDB). O vereador argumentou que a extensão do prazo permitirá a realização de ajustes no texto da matéria. Com o acolhimento do pedido, a votação em primeiro turno ficou adiada para o dia 24.
Projeto que revisa Estatuto do Servidor deve passar por alterações

Foto: Moris Mozart Musskopf/CMNH

Ao todo, o PLC nº 8/2022, que já tramita com mensagem retificativa, altera 43 artigos do Estatuto do Servidor, revoga um e cria outros seis. A maior parte das modificações está atrelada à atualização dos ritos para a condução das apurações disciplinares. Mas há acréscimos também nos deveres a serem observados pelos servidores. Entre eles, o de se submeterem a avaliações periódicas de desempenho, que podem culminar na demissão do funcionário em caso de comprovada ineficiência.

Pedido de vista

Todo e qualquer vereador tem direito a pedir vista de determinada proposição, mediante requerimento aprovado em plenário, adiando sua votação no intuito de conceder maior prazo para análise. Uma matéria pode receber no máximo dois pedidos de vista de até 15 dias cada. O expediente não é válido, contudo, para proposições votadas em regime de urgência ou cuja permanência junto a comissão pertinente tenha extrapolado o prazo regimental de 45 dias.

registrado em: