Projeto que concede prêmio literário para estudantes do ensino fundamental tem votação adiada

por Luís Francisco Caselani última modificação 27/06/2018 14h51
27/06/2018 – O vereador Sergio Hanich (MDB) pediu o adiamento de 15 dias, conforme acordado na reunião de líderes, ao projeto que instituía o Prêmio Leopoldo Petry de Literatura, agraciamento a ser concedido anualmente pela Câmara em sessão solene no mês de outubro. Os parlamentares aprovaram por unanimidade o pedido de vista na manhã desta quarta-feira, 27. O concurso será voltado para alunos de ensino fundamental das redes de ensino pública, privada e filantrópica de Novo Hamburgo, culminando na publicação das 90 melhores redações em um livro editado pelo Legislativo. A ideia foi concebida pela Mesa Diretora da Casa sob forma do Projeto de Resolução nº 4/2018.
Projeto que concede prêmio literário para estudantes do ensino fundamental tem votação adiada

Foto: Viccenzo Zang/CMNH

O PR nº 4/2018 determina que a tiragem seja de até mil unidades, sendo 40% destinadas para as escolas municipais, 40% a serem distribuídas pela Mesa Diretora – sendo seis livros obrigatoriamente entregues à Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis – e 20% para os estudantes premiados. O presidente Felipe Kuhn Braun (PDT), o vice Vladi Lourenço (PP) e os secretários Enio Brizola (PT) e Gabriel Chassot (Rede) destacam que o intuito é fomentar a prática e o apreço pela leitura e escrita, além de propiciar o desenvolvimento da criatividade e do conhecimento sobre temáticas importantes para a cidade. A expectativa é que a primeira edição do prêmio seja realizada ainda este ano.

Emendas

Junto ao projeto de resolução também foram apresentadas duas emendas. A primeira, também de autoria da Mesa Diretora, ampliou a quantidade de redações premiadas de 20 para 90, a fim de garantir maior representatividade da comunidade escolar. Já a segunda, apresentada por Raul Cassel (MDB), estendeu a abrangência do prêmio, que envolveria apenas a rede municipal, também para as escolas estaduais, filantrópicas e privadas de Novo Hamburgo. Ambas as modificações serão apreciadas juntamento ao projeto.

Leopoldo Petry

O prêmio homenageia em seu nome o primeiro prefeito eleito de Novo Hamburgo, que, além da vida política, também atuou como escritor, jornalista, professor, diretor de escola, funcionário público e historiador. A organização do concurso literário ficará sob responsabilidade da Escola do Legislativo. O regulamento da premiação, em especial os requisitos dos trabalhos e os critérios de avaliação, serão amplamente divulgados.

O que é um projeto de resolução?

Os projetos de resolução são propostas de regulações internas da Casa, sem efeito externo. Por exemplo, a Resolução nº 6/2015 institui o Regimento Interno do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal. Para entrar em vigor, o projeto de resolução depende apenas da aprovação em plenário, sem precisar passar por análise do Executivo.

Pedido de Vista – Requerimento que tem a finalidade de conceder maior prazo para a análise de um projeto, adiando sua votação. É feito para no máximo 15 dias, só podendo ser renovado uma vez.