Projeto institui Vereador Mirim na Câmara Municipal
Na justificativa apresentada pela Mesa, “pretende-se fomentar o exercício da cidadania, estimulando a participação das escolas municipais nas atividades da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, por meio de palestras e visitas guiadas, pela utilização de material pedagógico específico para abordagem em sala de aula, bem como com a participação em sessões legislativas, contribuindo assim para o fortalecimento e exercício da democracia”.
Felipe Kunh Braun (PDT) defendeu o projeto, destacando o caráter pedagógico da proposta. “Sabemos que hoje se discute muito as mazelas provocadas por representantes do poder público, mas também é necessário debater a importância e o funcionamento de cada um dos três poderes. O Vereador Mirim vai ajudar muitos jovens a entender a mecânica do Poder Legislativo e o impacto dele na sociedade”, esclarece.
A Mesa Diretora é integrada por Patricia Beck (PPS/presidente), Naasom Luciano (PTB/vice), Felipe Kuhn Braun (PDT/primeiro secretário) e Vladi Lourenço (PP/segundo secretário).
A aprovação em primeiro turno
Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em Plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. É que o resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.
Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo
Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH
Siga a Câmara no Twitter – @camaranh
Siga a Câmara no Instagram - @camaranh