Projeto de lei propõe ampliação do horário permitido para desembarque fora dos pontos de ônibus

por Luís Francisco Caselani última modificação 26/03/2021 16h22
26/03/2021 – Desde 2014, os usuários do transporte coletivo em Novo Hamburgo têm direito ao desembarque fora das paradas regulamentares das 22h às 6h. A medida de segurança tem seu início antecipado para as 21h aos finais de semana e feriados. Agora, o presidente da Câmara, Raizer Ferreira (PSDB), propõe a ampliação do horário. Projeto de lei apresentado pelo vereador estabelece o direito ao desembarque entre os pontos de ônibus das 20h às 8h, em qualquer dia da semana.
Projeto de lei propõe ampliação do horário permitido para desembarque fora dos pontos de ônibus

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

A parada deverá ser feita dentro do itinerário da linha e respeitando as proibições previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Raizer destaca a importância da iniciativa especialmente para as mulheres que utilizam o transporte público. “Devemos considerar que, para muitas mulheres, o deslocamento diário conta com trajetos percorridos a pé, pois as paradas podem estar distantes de onde elas precisam ir, exigindo uma caminhada que, em algumas situações, pode ser perigosa. Mesmo com a notória diminuição nos índices municipais de violência ao longo dos últimos anos, devemos continuar buscando soluções que auxiliem na garantia dos direitos à vida, à saúde e à integridade física”, argumenta.

O vereador também ressalta o contexto da pandemia como fator determinante para o encaminhamento do projeto. “Vimos a importância da alteração do horário, pois as ruas se encontram mais desertas. Alguns pontos da cidade tornam-se mais perigosos no período da noite, pois carecem de boa iluminação e possuem terrenos baldios que podem representar ameaça”, sinaliza o autor.

Conforme a Lei Complementar Municipal nº 2.221/2010, o desembarque fora das paradas só não é permitido em corredores exclusivos para ônibus. O Projeto de Lei Complementar nº 2/2021 entrou em tramitação na Câmara após sua leitura na sessão da última segunda-feira, 22. O texto será inicialmente analisado pela Procuradoria da Casa e, posteriormente, encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Idosos e gestantes

Raizer Ferreira é também autor de projeto de lei que estende o direito ao desembarque entre as paradas de ônibus, em qualquer horário do dia, também para idosos, gestantes e mulheres com crianças de colo. A medida é prevista hoje apenas para passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida. Na última semana, o parlamentar aperfeiçoou a redação da matéria com a apresentação do Substitutivo nº 2/2021, mas sem alterar a proposta. O texto deverá passar pela análise das comissões permanentes antes de ir a votação em plenário.

O presidente da Câmara enaltece que a proposta atende aos anseios de uma população idosa cada vez mais ativa e adepta ao transporte público para seus deslocamentos diários. “Ao acatarmos este projeto, atenuaremos o sofrimento daqueles que muito contribuíram para o desenvolvimento da nossa sociedade e que hoje já não dispõem de condições físicas que lhes permitam fazer longas caminhadas”, pontua Raizer.

O autor explica ainda que a flexibilização do desembarque para mulheres grávidas ou com crianças de colo evita eventuais danos físicos ao filho ou a ela mesma. “A proposição se estende também a essas passageiras devido à limitação transitória da mobilidade que se tem nesses casos”, completa o parlamentar.

Plásticos descartáveis

Outro substitutivo apresentado por Raizer Ferreira toma o lugar do Projeto de Lei nº 11/2021, também de sua autoria. O novo texto proíbe que Câmara e Prefeitura adquiram ou utilizem plásticos de único uso, como agitadores de bebidas e copos descartáveis. Contudo, não será mais permitida uma redução gradual. Caso o Substitutivo nº 3/2021 seja aprovado em plenário e sancionado pela prefeita, a proibição será válida a partir de 90 dias após a publicação da lei.

O parlamentar sugere a troca para produtos biodegradáveis ou reutilizáveis, impulsionando a transição para uma economia circular. “Desde que o plástico foi inventado, no final do século 19, calcula-se que a humanidade produziu até 2017 cerca de 8,3 bilhões de toneladas do material. Metade desse total foi fabricado nos últimos 15 anos. A cada ano, cerca de 8 milhões de toneladas acabam nos mares e oceanos do planeta, sendo que mais de 40% foi usado uma única vez. Estamos nos afogando em plástico. Por isso, precisamos criar alternativas para reduzir a quantidade desses resíduos, de modo que o material nunca se transforme em lixo ou poluição”, sustenta o vereador.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a matéria é logo publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), podendo ser acessada por qualquer pessoa. Na sessão seguinte, sua ementa é lida durante o Expediente, sendo encaminhado para a Diretoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a proposta é encaminhada à Gerência de Comissões Permanentes e à Procuradoria da Casa.

Todas as propostas devem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e pelas comissões permanentes relacionadas à temática do projeto. São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.

registrado em: