Projeto de lei dá o nome de Elaine Terezinha Camargo a uma rua em Canudos

por Luís Francisco Caselani última modificação 06/06/2024 17h22
06/06/2024 – Com o aval das comissões permanentes, deve ir a plenário em breve projeto de lei que batiza a rua 1 do loteamento Marisol, em Canudos, com o nome de Elaine Terezinha Camargo. A proposta protocolada pelo presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB), presta homenagem a uma voz conhecida do público da Rádio Ideal, emissora com sede no bairro mais populoso da cidade.
Projeto de lei dá o nome de Elaine Terezinha Camargo a uma rua em Canudos

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Nascida em 2 de novembro de 1977 no município de Vicente Dutra, no norte do estado, Elaine mudou-se com sua família para Novo Hamburgo aos 7 anos de idade. Mãe de três filhos, deu início à Rádio Ideal ao lado de seu marido, Osório Chaves, em julho de 2009. Nomeada diretora, era responsável por todas as atividades da emissora. Para o grande público, era também uma das vozes do programa Hora da Comunidade, conduzido em pareceria com o pastor Marcos Roberto.

Juntos, arrecadavam alimentos e roupas para ajudar os moradores das vilas Kipling e Getúlio Vargas. Elaine sempre colocou a comunidade em primeiro lugar, lutando pelas famílias carentes por meio do trabalho social. Uma mulher guerreira que, mesmo fazendo quimioterapia e demais tratamentos, nunca deixou de ajudar o próximo”, salienta Peteffi. Elaine faleceu em outubro de 2018, aos 40 anos, após perder a luta contra o câncer de mama.

Leia na íntegra o Projeto de Lei nº 19/2024.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a proposição é inicialmente analisada pelo Setor de Apoio Legislativo. Se estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a matéria é devidamente numerada e publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), onde pode ser acessada por qualquer pessoa.

Posteriormente, sua ementa é lida em plenário durante o expediente da sessão. De lá, é encaminhada à Diretoria Legislativa para a definição de quais comissões permanentes deverão analisá-la, de acordo com a temática abordada. O texto segue, então, à Procuradoria-Geral da Casa e à Gerência de Comissões. Serão os próprios vereadores, dentro das comissões, que decidirão quais projetos poderão ser levados à votação em plenário.

registrado em: