Projeto de lei dá nome a rua projetada no bairro São Jorge

por Luís Francisco Caselani última modificação 17/09/2024 12h18
17/09/2024 – Na última semana, duas comissões da Câmara de Novo Hamburgo analisaram e aprovaram a tramitação do Projeto de Lei nº 38/2024. Assinado pelo vereador Ricardo Ritter – Ica (MDB), o texto dá o nome de Sadi Carlos Ritzel à rua projetada 3 do loteamento Jardim do Sol, no bairro São Jorge. A matéria aguarda agora a definição de datas para suas duas votações em plenário.
Projeto de lei dá nome a rua projetada no bairro São Jorge

Foto abaixo: Maíra Kiefer/CMNH

Pai de três filhos e avô de quatro netos, Sadi Ritzel nasceu em Novo Hamburgo no dia 23 de outubro de 1941. Formado pelo Colégio São Jacó, manteve por anos um escritório de contabilidade na cidade. Em 1974, graduou-se na primeira turma de administração da Feevale, passando a assessorar diversas empresas locais.

Mais do que sua atuação profissional, no entanto, a indicação de Ica ressalta suas contribuições comunitárias. Membro da Câmara Júnior Internacional (JCI), participou da idealização de programas e da organização de atividades como a Frühlingsfest. Foi também candidato a vereador e conselheiro do Hospital Municipal, Lar da Menina, Sociedade Ginástica e Universidade Feevale. “Sadi deixou marcante passagem em nossa cidade, sempre presente nos principais eventos sociais e comunitários, congregando um grande número de amigos e colaboradores”, reforça Ica. Ritzel faleceu em julho de 2013, aos 71 anos.

Leia na íntegra o PL nº 38/2024.

Veja no mapa a rua projetada no bairro São Jorge.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a proposição é inicialmente analisada pelo Setor de Apoio Legislativo. Se estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a matéria é devidamente numerada e publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), onde pode ser acessada por qualquer pessoa.

Posteriormente, sua ementa é lida em plenário durante o expediente da sessão. De lá, é encaminhada à Diretoria Legislativa para a definição de quais comissões permanentes deverão analisá-la, de acordo com a temática abordada. O texto segue, então, à Procuradoria-Geral da Casa e à Gerência de Comissões. Serão os próprios vereadores, dentro das comissões, que decidirão quais projetos poderão ser levados à votação em plenário.

registrado em: