Projeto Cidade (In)visível destaca pioneirismo da educação tecnológica em Novo Hamburgo

por Daniele Silva última modificação 30/11/2021 00h57
29/11/2021 - Ao circular por Novo Hamburgo, prédios públicos, praças e parques informam nomes desconhecidos para muitas pessoas. Figuras importantes no desenvolvimento da educação de Novo Hamburgo, como Dalilla Clementina Sperb, que empresta seu nome ao prédio do antigo Lar da Menina, atual Secretaria de Cultura, tiveram suas trajetórias lembradas pelos convidados da penúltima Live do projeto Cidade (In)visível em 2021.

Com título "Do Aipim ao Computador: passado, presente e futuro da educação", inspirado em projeto educativo de meados dos anos 1980, o bate-papo recuperou a história das políticas educacionais do município. Participaram Kurt Joaquim Luft, secretário municipal de Educação de 2001 a 2004; Joice Lamb, laureada com o prêmio Educadora Nota 10 em 2019; e Dr. José Edimar de Souza, autor do livro "Ensino em Novo Hamburgo/RS nas Memórias de Professores". O programa foi ao ar no dia 19 de outubro e pode ser assistido na íntegra pelo YouTube da TV Câmara NH.

Foram abordadas as diferentes formas de pensar e fazer a educação com o passar dos anos, a constituição da infraestrutura educacional e as relações público-privadas que tornaram uma prioridade para o município a formação técnica e profissional, a participação religiosa e o ensino público laico, a contínua busca por novas tecnologias e a educação ambiental. "Muito da arborização da cidade foi plantada por nós, nas escolas, com as crianças e com as mudas do Horto Municipal", contou Joice.

Na década de 1980, Ernest Salet participou ativamente da criação do projeto de vanguarda "Do Aipim ao Computador", que visava a educação em informática nas áreas rurais do município. Junto a isso, constituíram-se diversas formações técnicas e profissionalizantes na área de tecnologia, um setor que cada vez mais Novo Hamburgo busca se especializar.

Luft trouxe um panorama do histórico de reformas de ensino, com reciclagem e educação continuada de professores a partir do investimento nos profissionais. "Quando acontece uma reforma, o essencial é se preocupar com os recursos humanos. Nenhum projeto é bem-sucedido sem se preocupar com o professor, que é o que está acontecendo aqui no Estado hoje", apontou.

Um enfoque da conversa foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996. Os participantes comentaram como a cidade se adaptou, o que conquistou até aqui e quais problemas ainda enfrenta na aplicação do que prevê a lei. "Não conseguimos garantir a manutenção ao acesso a escola. Pensar Novo Hamburgo no seu centenário é pensar de que maneira, estrategicamente, a comunidade vai convergir pra que inovação e modernidade sejam aspectos que superem essa dificuldade", comentou Souza.

Segundo Lamb, as dificuldades podem ser superadas com um maior engajamento da comunidade para a autonomia das escolas. "Dentro da democracia, vamos encontrar soluções para muitos problemas da educação. Mas ainda não temos a participação de todos na gestão, levantando problemas e soluções para se resolverem coletivamente."

Assista a Live completa abaixo:

Projeto Cidade (In)visível

Planejado pela Escola do Legislativo, em parceria com APMNH e a OAB Subseção Novo Hamburgo, o projeto Cidade (In)visível: cultura, patrimônio e identidade tem por objetivo mostrar a produção cultural, herança arquitetônica e curiosidades da formação do Município. Também pretende revelar histórias, personalidades e visibilizar contribuições pouco conhecidas pela sociedade. A iniciativa integra uma série de ações realizadas pela Câmara Municipal e outras entidades para pensar os 100 anos de Novo Hamburgo, que serão comemorados em 5 de abril de 2027. As lives são realizadas mensalmente. Todos os bate-papos estão disponíveis no canal da TV Câmara no Youtube.