Projeto aprovado incentiva doação de ração como ingresso solidário em eventos

por Luís Francisco Caselani última modificação 01/10/2025 20h57
1º/10/2025 – Diversos eventos culturais e esportivos no país têm adotado a modalidade do ingresso solidário. Em troca de doações, normalmente de alimentos não perecíveis, são concedidos descontos na entrada ou mesmo a integralidade do acesso. Nesta quarta-feira, 1º, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade um projeto de lei que incentiva agora eventos públicos e privados a também aceitarem pacotes de ração para cães e gatos. A proposta é de autoria dos vereadores Deza Guerreiro (PP) e Eliton Ávila (Podemos).
Projeto aprovado incentiva doação de ração como ingresso solidário em eventos

Foto: Moris Musskopf/CMNH

Na justificativa, os parlamentares explicam que, da mesma forma como o ingresso solidário auxilia nas demandas sociais, o Projeto de Lei nº 64/2025 contempla os apelos de entidades ligadas à causa animal. “O número de cães e gatos abandonados cresce de forma alarmante. Sobrecarregados e com recursos limitados, ONGs e protetores independentes enfrentam grandes dificuldades para atender todos os casos. Muitos desses animais vivem em situação de extrema vulnerabilidade, e a escassez de alimentos é uma das principais dificuldades vivenciadas pelas instituições”, frisam os autores.

O projeto inclusive deixa sob responsabilidade dos organizadores dos eventos a entrega das rações recebidas tanto para o Canil Municipal quanto para entidades sem fins lucrativos vinculadas à causa, aumentando seus estoques de insumos. Apesar da aprovação unânime nesta segunda-feira, a matéria ainda retorna à pauta na próxima segunda, 6, quando precisará novamente confirmar o apoio da maioria.

Leia também: Prefeitura quer criar banco para operacionalizar arrecadação e doação de rações

Da tribuna, Eliton Ávila reiterou o trabalho de sua colega Deza pela causa animal e contou ter feito questão de elaborar o projeto a quatro mãos. Acredito ser uma iniciativa de extrema importância para a nossa cidade”, frisou o vereador.

Momentos antes, a progressista havia comentado sobre o significado da votação para ela. Hoje é um dia importante para todos que, como eu, carregam no coração a bandeira da causa animal. Temos mais um projeto que une solidariedade, consciência social e, acima de tudo, amor pelos nossos companheiros de quatro patas. Sabemos que tudo o que é feito em favor dos animais nunca é demais. E, mais do que isso, é urgente. ONGs e protetores estão sobrecarregados e endividados. Este projeto é uma resposta prática e viável”, salientou a coautora.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: ,