Projeto aprovado estimula participação de cooperativas de reciclagem na Semana do Meio Ambiente

por Tatiane Souza última modificação 23/04/2025 20h31
23/04/2025 – Instituída em 1997, a Semana Municipal do Meio Ambiente e da Ecologia busca promover atividades que despertem o interesse de crianças e adultos pelo tema. Coordenada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, a programação é construída em parceria com instituições de ensino e entidades ligadas à causa. Nesta quarta-feira, 23, a Câmara aprovou por unanimidade proposta apresentada pelo vereador Enio Brizola (PT) que fomenta agora também a participação da iniciativa privada e, principalmente, das cooperativas de reciclagem. Protocolada como projeto de lei, mas reformada por substitutivo, a matéria retorna à pauta na próxima segunda, 28, em votação final.
Projeto aprovado estimula participação de cooperativas de reciclagem na Semana do Meio Ambiente

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Na justificativa, Brizola defende a proposição como uma valorização e um reconhecimento ao papel “fundamental e estratégico” das cooperativas na promoção da educação ambiental, sustentabilidade e geração de renda. “Sua inclusão nas atividades é essencial para fortalecer essas iniciativas e ampliar seus impactos na comunidade”, reitera o autor. A Semana do Meio Ambiente ocorre anualmente entre os dias 5 e 11 de junho.

Professora Luciana Martins (PT) agradeceu ao colega de bancada pela oportunidade de votar em um projeto que visa fomentar a parceria entre as cooperativas de reciclagem, ONGs, instituições de ensino e iniciativas privadas em torno de um tema que precisa ser pensado com urgência: o meio ambiente e o trabalho que nem sempre é valorizado pelo poder público e pela sociedade. Que bom que estamos ampliando essa parceria", disse.

Leia na íntegra o Substitutivo nº 1/2025.

 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

 

registrado em: