Projeto aprovado amplia Medalha Mérito Esportivo para incluir homenagens a treinadores
Outra mudança acrescida pelo Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2024 se refere à origem dos homenageados. Atualmente, a medalha só pode ser conferida a esportistas que tenham nascido em Novo Hamburgo ou que representem clubes da cidade. Mantida a aprovação da matéria durante a votação final, prevista para a próxima segunda-feira, 27, será possível condecorar também campeões olímpicos, mundiais, continentais, nacionais, interestaduais, estaduais ou escolares que apenas morem no município.
"Buscamos fazer melhorias na redação dos artigos do atual decreto, com o objetivo de contemplar também profissionais que fazer parte das conquistas, mas que não constavam no texto", disse Coller.
"Sinto-me também contemplado pois participei das escolinhas do Esporte Clube Novo Hamburgo e do Esporte Clube Esperança, com distintas funções, por mais de uma década, onde obtivemos importantes conquistas", disse o presidente da Casa, Gerson Peteffi (MDB), durante as discussões do projeto.
"Enalteço o trabalho dos colegas Coller e Finck e quero também dizer que me sinto contemplado", informou o vice-presidente da Câmara, Ito Luciano (Podemos). "Presidi, por 25 anos, o Esporte Clube Olaria, inclusive, nos consagramos campeões do antigo 'Moleque Bom de Bola', campeão do 'Bola-Mar, dentre outras competições", finalizou o parlamentar.
A aprovação em primeiro turno
Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.