Projeto acrescenta o xadrez no currículo das escolas de ensino fundamental

por Maíra Kiefer última modificação 10/05/2017 19h48
10/05/2017 – O Projeto de Lei nº 108/2016, de Inspetor Luz (PMDB), que institui como matéria curricular o ensino do jogo de xadrez nas escolas municipais de ensino fundamental, foi aprovado em primeiro turno na sessão desta quarta-feira, 10. De acordo com a proposta, as aulas devem ser semanais. Conforme o vereador, o xadrez é um excelente exercício mental, pois estimula o raciocínio lógico, ativa a concentração, desenvolve a tomada de decisões, aguça a memória, trabalha a paciência, aumenta a autoconfiança e proporciona o respeito ao adversário.

Leia aqui a proposta na íntegra.

Naasom Luciano (PTB) votou contra. Segundo ele, não pelo mérito, mas por considerar a matéria inconstitucional. Professor Issur Koch (PP) disse que já presenciou projetos de xadrez e pôde comprovar os seus benefícios. Raul Cassel (PMDB) frisou que, se não for possível incluir o esporte no currículo, a administração pode promover ações extracurriculares. Enio Brizola (PT) frisou a necessidade de se empreender esforços para colocá-lo em prática e contou que sua filha, que ainda participa de competições, conheceu o xadrez numa escola da cidade.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em Plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. É que o resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.