Profissão de DJ é homenageada na Câmara de Novo Hamburgo

por Tatiane Souza última modificação 05/03/2025 19h47
05/03/2025 – O DJ Renato Rocha foi convidado pelo vereador Giovani Caju (PP) para participar da sessão desta quarta-feira, 5, e falar sobre a profissão de Disc Jockey, cujo Dia Internacional, Nacional, Estadual é celebrado em 9 de março. Rocha aproveitou a oportunidade e destacou o trabalho realizado pela Associação Gaúcha dos DJs, especialmente durante a pandemia de coronavírus e das enchentes de maio de 2024. O profissional ainda saudou a iniciativa do progressista que pretende, por meio de Projeto de Lei que está tramitando na Casa, a instauração do Dia Municipal em homenagem aos Djs.
Profissão de DJ é homenageada na Câmara de Novo Hamburgo

Maíra Kiefer/CMNH

Rocha ressaltou que possui mais de 30 anos como Dj, e está como diretor de comunicação da Associação. O profissional destacou o fato de Novo Hamburgo se aliar aos municípios de Porto Alegre e Canoas, por exemplo, que já possuem a data comemorativa em seus calendários municipais. “É uma alegria muito grande com este projeto. Somos uma das profissões mais contratadas no mundo. Todos aqui já celebraram, ao som de um DJ, uma data especial, uma festa. Que a gente possa reunir o maior número de profissionais para comemorar esse dia”, frisou.

Saiba mais:

Atualmente, tramita na Casa o PL nº 16/2025 que institui o Dia Municipal do DJ (Disc Jockey) no calendário oficial do município de Novo Hamburgo, a ser comemorado anualmente no dia 9 de março. 

Caju usou a tribuna e destacou que a data é uma homenagem internacional, nacional, estadual e, agora, com a futura aprovação do projeto de sua autoria, municipal. “Na pandemia, falou-se muito das profissões essenciais para a população. Já a nossa foi uma das que mais sofreu neste período", disse Caju. Ele lembrou que apenas uma pequena porcentagem de profissionais são altamente remunerados, e que, na maioria dos casos, os DJs precisam ter dois trabalhos para se sustentar. “A profissão ainda não é reconhecida oficialmente. Profissionais que trabalham a vida toda e não conseguem se aposentar, por exemplo”, revelou. O parlamentar também lembrou da importância da estrutura dos grandes shows e da presença desses profissionais, que atuam direta e indiretamente na indústria de entretenimento.

Rocha validou o trabalho solidário realizado pela associação, que beneficiou mais de 600 famílias com a realização de lives e a destinação de alimentos. “Entregamos cestas básicas, em um trabalho não tão divulgado, mas bem direcionado aos que precisavam”, reiterou.

Eliton Ávila (Podemos) salientou que um dos papéis do vereador é levar a cidade ao protagonismo em diversas áreas, e a proposição desta lei leva Novo Hamburgo a outro patamar. "Seria fundamental trazer uma escola de DJ ao nosso município.” Rocha afirmou que ensinar, orientar e evoluir também são missões do grupo.

Juliano Souto (PL) reconheceu o trabalho dos profissionais. "Cada vereador tem uma bandeira, mas todo o nosso parlamento saúda vocês”, disse.

Joelson de Araújo (Republicanos) lamentou que muitas casas noturnas fecharam no município. “São poucos os lugares onde o povo pode se divertir. Que a cidade possa crescer neste sentido, para que vocês possam ampliar o trabalho realizado”, afirmou.

Nesse contexto, Rocha lembrou que apoiar os empresários do ramo do entretenimento é fundamental para o desenvolvimento da cidade e região.

Ricardo Ritter – Ica (MDB) lembrou que a profissão faz parte de muitas histórias. “É bom esse reconhecimento. Que possamos fazer muitas festas com a presença de vocês”, disse.

O presidente do Legislativo, Cristiano Coller (PP), finalizou a conversa parabenizando o colega parlamentar Giovani Caju, que também é DJ.

 

registrado em: