Professores apresentam projeto de educação ambiental implantado em escola de Lomba Grande

por Tatiane Souza última modificação 22/08/2019 13h39
21/08/2019 – Convidados pela vereadora Tita (PP), educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Helena Canho Sampaio, do bairro Lomba Grande, participaram da sessão da Câmara desta quarta-feira, 21 de agosto, para apresentar o projeto Peixe Dourado, desenvolvido junto aos alunos do 3º ano. Aproveitando a proximidade da instituição às margens do Rio dos Sinos, a iniciativa busca promover ações de educação ambiental envolvendo toda a comunidade escolar.
Professores apresentam projeto de educação ambiental implantado em escola de Lomba Grande

Foto: Jaime Freitas/CMNH

A professora Gemanir Rizzardo, responsável pelo projeto, contou que o enfoque da pesquisa é o descarte adequado dos resíduos sólidos. “Na nossa escola, temos três composteiras nas quais depositamos os orgânicos. E, em nosso grupo de mães, multiplicamos esse conhecimento para que as famílias também possam aderir à ideia e os alunos pratiquem as ações na escola e em casa”, contou. Segundo Gemanir, a questão do manejo correto dos rejeitos é um problema mundial. “Onde vamos colocar todo o lixo que produzimos?”, questionou. A educadora também trouxe dados de uma pesquisa que revela que cada pessoa produz, por dia, cerca de 600 gramas de resíduos. E destacou que o principal problema atualmente é o plástico de uso único, como os copos descartáveis e os canudos, porque chegam aos mares com muita facilidade.

Os alunos Fernanda Macedo Massena, Laura Menezes Lunkes e Renan Fabrício Faber usaram a tribuna para destacar algumas questões trabalhas no projeto. Eles contaram que tiveram acesso a diversos materiais e frisaram que o plástico é um material tóxico e que prejudica a saúde das pessoas e dos animais. Os alunos também assistiram a vídeos e observaram biólogos fazendo cirurgias para tentar salvar a vida de tartarugas marinhas que haviam ingerido esse material.

As crianças relataram que, ao visitar o Rio dos Sinos, ficaram muito tristes com a poluição e os materiais que observaram em suas águas, como embalagens variadas, sacolas plásticas e brinquedos. “Nós fizemos um vídeo para mostrar tudo o que encontramos no rio”, disseram. Conforme as crianças, cerca de 12 milhões de toneladas do material chegam aos oceanos em um ano, e demora mais de 400 anos para que ocorra a decomposição. No vídeo, os alunos clamam por uma maior conscientização ambiental dos adultos.

O presidente da Casa, Raul Cassel (MDB), parabenizou os alunos pela apresentação. E pediu autorização para divulgar o vídeo produzido pela escola pelas redes sociais institucionais do Legislativo e pela TV Câmara. O parlamentar lembrou a política do ciclo reverso e a responsabilidade das empresas produtoras dos materiais na destinação correta dos resíduos.

Tita revelou que, quando esteve na escola, ficou emocionada com a vontade da professora e dos alunos em multiplicar essas ideias de conscientização ambiental. “Se cada um fizer a sua parte, desde pequenos, teremos um mundo muito melhor. É para eles, por eles e por todos nós”, apontou.

Enio Brizola (PT) louvou o grande exemplo que os pequenos já deixam para a sociedade.

Felipe Kuhn Braun (PDT) também parabenizou pela pesquisa e produção do vídeo. Como já foi aluno da instituição, o parlamentar lembrou que daqui a alguns anos eles também poderão se tornar vereadores, ajudando, inclusive, na resolução de questões relacionadas ao meio ambiente da cidade. 

Patricia Beck (sem partido) destacou que a conscientização ambiental, junto à fiscalização e à educação permanente, faz a diferença. “A mudança de pequenos hábitos no dia a dia é o que vai mudar nosso futuro”, falou.

Gerson Peteffi (MDB) parabenizou os alunos pela coragem na produção do vídeo. E lembrou que o plástico levado ao descarte correto pode auxiliar na vida de outras pessoas que se beneficiam da reciclagem.

Também participaram da sessão a diretora da EMEF Professora Helena Canho Sampaio, Daniela Heidrich, e o coordenador pedagógico, Dionatan Batirolla.

registrado em: