Professoras apresentam projeto de engajamento à leitura

por Luís Francisco Caselani última modificação 18/04/2018 22h13
18/04/2018 – Duas professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Machado de Assis ocuparam a tribuna na tarde desta quarta-feira, 18 de abril, para apresentar o projeto Padrinho Literário. Janaína Backes e Vanessa da Silva explicaram aos vereadores sobre a iniciativa e seu propósito de união da comunidade em torno do incentivo à leitura, por meio da doação de dinheiro para a aquisição de livros.
Professoras apresentam projeto de engajamento à leitura

Fotos: Viccenzo Zang/CMNH

Janaína contou que a proposta integra uma filosofia de trabalho que trata da oportunização de uma educação de qualidade para os alunos. Vanessa, professora responsável pelo projeto de mediação de leitura, falou das dificuldades para o fomento do gosto pelos livros. “É uma tarefa difícil, porque vivemos a cultura das novas mídias. Quando me coloco na frente das crianças, sinto que tenho esse compromisso. Tenho que ser um exemplo de pessoa leitora e estimular isso neles”, explicou.

A servidora contou que a escola costuma trazer autores para conversar com os estudantes. Para isso, contudo, é estabelecida uma meta de livros a serem vendidos, o que motivou a criação do Padrinho Literário, para o qual cidadãos podem retirar cartinhas nas escolas e financiar a compra de uma ou mais obras. “Começamos com pessoas do nosso convívio, que recebiam uma carta, adotavam um aluno para comprar um livro para ele. No dia do autor, essa criança ganha o livro junto com o autógrafo do escritor. Estamos apenas no segundo ano do projeto, mas percebemos que conseguimos atingir um número muito maior de alunos com a leitura. Mas queremos melhorar o atendimento a nossos alunos”, salientou a professora, revelando o objetivo de ampliar a atividade.

Ela garantiu ainda que o padrinho pode escrever uma dedicatória no livro, inclusive, identificando-se, caso seja de seu interesse.

Enio Brizola (PT) informou que visitará a escola para conhecer melhor o projeto. “A emancipação das crianças só se dará pela educação, que tem o verdadeiro potencial para promover a libertação”, apoiou. Professor Issur Koch (PP), que já apadrinhou alunos, ressaltou o carinho e a dedicação que os educadores possuem por seus educandos, trabalhando mais que o necessário e levando situações para além dos ambientes escolares. “Sintam-se heroínas lutando pelo futuro dessas crianças. Parabenizo por acreditarem no futuro”, saudou.

Patricia Beck (PPS) e Sergio Hanich (PMDB) elogiaram a iniciativa das professoras e resgataram problemas estruturais antigos da escola. A vereadora lamentou ao ser informada de que um esgoto que ainda corre a céu aberto pela pracinha da escola. Já Serjão lembrou que o prédio está há cinco anos com equipamentos de ar-condicionado estragados. “Não podemos passar mais um ano com esses aparelhos fora de funcionamento”, cobrou.

O presidente da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT), mostrou contentamento com a adesão de diversos colegas seus à iniciativa. “Vocês sempre terão nosso respaldo para a divulgação de eventos, mas hoje é algo especial, porque poucos trabalham com tanto afinco o desenvolvimento intelectual de nossos jovens através da escrita e da leitura”, concluiu.

Como ajudar

A EMEF Machado de Assis, localizada na rua Walkíria Spindler, 110, no bairro Canudos, atende 670 alunos em 25 turmas desde a faixa etária 4 até o 7º ano do Ensino Fundamental. Para apadrinhar uma criança e retirar as cartinhas, o cidadão pode entrar em contato com a instituição pelo telefone (51) 3067-3440 ou pelo e-mail emefmachadodeassis@novohamburgo.rs.gov.br. Os valores dos livros variam entre 12 e 40 reais.

Tribuna Popular

Durante as sessões ordinárias, pessoas previamente inscritas também têm direito à fala, por meio do expediente da Tribuna Popular. As inscrições devem ser feitas junto à Secretaria da Casa, no terceiro andar, a partir do preenchimento de uma solicitação. As datas serão estabelecidas conforme disponibilidade de agenda.