Professora vítima da Covid pode dar nome à rua de sua escola

por Luís Francisco Caselani última modificação 08/11/2022 13h06
08/11/2022 – Falecida em março do ano passado em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19, a professora Cláudia Josimary de Oliveira pode ter seu nome eternizado na rua onde trabalhou nos últimos 11 anos de sua vida. Atualmente numerada como rua 4, a via localizada no loteamento Vila Alcântara, popularmente conhecido como Marisol, no bairro Canudos, sedia a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Francisco Xavier Kunst. A proposta, sugerida pela própria comunidade escolar, foi apresentada pelos vereadores Raizer Ferreira e Tita (ambos do PSDB) por meio do Projeto de Lei nº 99/2022.
Professora vítima da Covid pode dar nome à rua de sua escola

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Natural de Teresina, capital do Piauí, Cláudia nasceu em 27 de dezembro de 1974. Mãe de três filhos, era descrita por seus colegas como uma mulher guerreira e apaixonada pela vida e pela educação. “Como professora, preocupava-se com a aprendizagem de alunos e alunas, tendo a alegria incluída na sua metodologia de ensino. Fazia questão de mostrar que um mundo melhor era possível, um lugar sem discriminação, ódio, preconceito e violência. O afeto foi uma constante em sua vida”, recordam profissionais da escola em carta encaminhada aos dois proponentes.

Sua ausência é imensurável à comunidade escolar, mas sua passagem pela vida será sempre lembrada pela alegria e amor”, continua o texto, adaptado na justificativa anexada ao PL nº 99/2022. Cláudia tinha 46 anos à época de seu falecimento.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a matéria é logo publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), podendo ser acessada por qualquer pessoa. Na sessão seguinte, sua ementa é lida durante o Expediente, sendo encaminhado para a Diretoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a proposta é encaminhada à Gerência de Comissões Permanentes e à Procuradoria da Casa.

Todas as propostas devem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e pelas comissões permanentes relacionadas à temática do projeto. São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.