Professora vítima da Covid pode dar nome à rua de sua escola
Natural de Teresina, capital do Piauí, Cláudia nasceu em 27 de dezembro de 1974. Mãe de três filhos, era descrita por seus colegas como uma mulher guerreira e apaixonada pela vida e pela educação. “Como professora, preocupava-se com a aprendizagem de alunos e alunas, tendo a alegria incluída na sua metodologia de ensino. Fazia questão de mostrar que um mundo melhor era possível, um lugar sem discriminação, ódio, preconceito e violência. O afeto foi uma constante em sua vida”, recordam profissionais da escola em carta encaminhada aos dois proponentes.
“Sua ausência é imensurável à comunidade escolar, mas sua passagem pela vida será sempre lembrada pela alegria e amor”, continua o texto, adaptado na justificativa anexada ao PL nº 99/2022. Cláudia tinha 46 anos à época de seu falecimento.
Tramitação dos projetos
Quando um projeto é protocolado na Câmara, a matéria é logo publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), podendo ser acessada por qualquer pessoa. Na sessão seguinte, sua ementa é lida durante o Expediente, sendo encaminhado para a Diretoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a proposta é encaminhada à Gerência de Comissões Permanentes e à Procuradoria da Casa.
Todas as propostas devem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e pelas comissões permanentes relacionadas à temática do projeto. São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.