Procuradoria Especial da Mulher promove atividades de divulgação durante Agosto Lilás

por Maíra Kiefer última modificação 01/09/2021 21h07
1°/09/2021 – A Procuradoria Especial da Mulher encerrou agosto, mês no qual é realizada campanha de conscientização e combate à violência de gênero, com duas atividades de divulgação do trabalho da Rede Integrada Laço Lilás. Carolyne Anderson, servidora responsável pelo órgão da Casa Legislativa, ministrou na quinta-feira da semana passada, 26, palestra para funcionários do CER IV, que compõe o Grupo Solução em Gestão, organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que atua nas áreas da saúde, educação e assistência social. O objetivo era sensibilizar e convocar toda a sociedade e autoridades a participarem da luta em defesa dos direitos das mulheres.

Composta por 20 órgãos e instituições voltadas ao atendimento especializado, a Rede Integrada Laço Lilás promove programas de recuperação e capacitações, tais como a iniciada em 9 de junho, chamada de Elas por Elas, na qual são ensinadas gratuitamente técnicas de defesa pessoal para mulheres vítimas de violência. A proposta teve origem na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Novo Hamburgo (Deam) e deve ser implantada pela Polícia Civil de forma ampliada. Na última terça, 31, o tema foi abordado em reunião em Porto Alegre, da qual fez parte a delegada Raquel Peixoto, idealizadora da proposta.

Além de tratar das ações desenvolvidas pelo grupo, Carolyne explicou detalhadamente os tipos de violência contra a mulher: sexual, patrimonial, física, moral e psicológica. “Muitas vezes, sozinhas, não conseguimos superar nossas dificuldades e seguir o caminho que merecemos. Então, buscar ajuda e se comunicar com a rede de apoio, seja para conversas com as psicólogas, atendimentos jurídicos e mesmo denúncia, são maneiras de nos fortalecermos e protegermos quanto aos abusos.” acrescentou.

Divulgação na Rádio ABC

Na semana passada, as integrantes da Rede estiveram no Programa Ponto & Contraponto, apresentado por Débora de Oliveira na Rádio ABC 103.3 FM. Participaram do debate a delegada Raquel Peixoto; a chefe de Cartório da Deam (NH), Martiele Beskow; e o Coronel Carlos Magno, que versou sobre as temáticas relacionadas à rede de apoio especializada no atendimento à mulher em situação de vulnerabilidade.

A Rede Lilás disponibiliza contato por meio do whatsapp (51) 3594-0560, através do qual é possível ter acesso a informações sobre os serviços – apoio jurídico, psicológico e assistencial – e canais de atendimento.