Procuradoria Especial da Mulher deverá fazer parceria com a Trensurb e com o Movimento HeForShe

por Maíra Kiefer última modificação 18/05/2018 19h08
18/05/2018 - A Procuradoria Especial da Mulher de Novo Hamburgo deve estabelecer parceria com a Trensurb e com o Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento HeForShe em campanhas para prevenir as diversas formas de assédio e de violência. O primeiro passo foi dado na última quinta, dia 17, em reunião realizada na sede da empresa de trens urbanos, em Porto Alegre. Participaram do encontro a procuradora Patricia Beck (PPS), a servidora do Legislativo hamburguense Carolyne Andersson, a coordenadora do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento HeForShe, Karen Lose, a representante da comissão interna do Programa Federal Pró-Equidade de Gênero e Raça (Proger) da Trensurb, Vera Rosane Novelly Vieira, e o Relações Públicas da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Alexander Penz Mendes.

A ideia é que a Procuradoria do Legislativo integre futuramente o Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento HeForShe. Desta forma, poderá contribuir com iniciativas que tenham como proposta a luta contra as injustiças, abusos e violência contra as mulheres. O Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro autorizado pela ONU a ter um comitê, cujo objetivo é envolver homens e meninos como defensores e agentes de mudança para alcançar a igualdade de gênero e a eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres e meninas.

Durante a reunião, foram debatidas campanhas de conscientização, cujos lançamentos devem ocorrer no final do mês de maio, e que podem se tornar ações conjuntas. A Trensurb e o Comitê Gaúcho HeForShe estão desenvolvendo o projeto Na linha do trem pelo fim da violência contra as mulheres, que prevê ações culturais e de incentivo às denúncias de agressões ou abusos no transporte coletivo, por meio do 180. Conforme pesquisa do Datafolha, o local no qual as mulheres mais sofrem assédio ou abusos é o transporte público (35%), seguido por ruas (33%), balada (19%) e trabalho (10%).

A procuradora Patricia Beck e a servidora da procuradoria Carolyne divulgaram também a campanha “Não é Não” contra assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, lançada no Legislativo hamburguense no dia 22 de março e inspirada em material semelhante elaborado pela Assembleia Legislativa. Além disso, fizeram um convite para as profissionais para a exposição de fotografias “Música: uma construção de gênero”, que acontece de 21 a 30 de maio, no Palácio 5 de abril, sede do Poder Legislativo (rua Almirante Barroso, 261). As imagens são do fotógrafo Thales Ferreira, e foram reunidas e produzidas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres de São Leopoldo.

Serviço

O quê: exposição fotográfica Música: Uma Construção de Gênero

Quando: de 21 a 30 de maio

Onde: saguão do Câmara Municipal de Novo Hamburgo (rua Almirante Barroso, 261 - Centro).

Horário: visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Realização: Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Novo Hamburgo

 

Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Novo Hamburgo

Procuradora: vereadora Patricia Beck

Apoio: servidora Carolyne Andersson

Local de atendimento: Rua Almirante Barroso, 261 – Térreo

Telefone de contato: (51) 3594-0560

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas

Acesse o link da Procuradoria Especial da Mulher.

 

Saiba mais

No dia 13 de dezembro de 2017, os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade o Projeto de Resolução nº 14/2017, apresentado pela Mesa Diretora, que instituiu a Procuradoria Especial da Mulher, composta por uma procuradora designada pelo presidente da Câmara a cada dois anos. O lançamento do espaço da Procuradoria, no saguão do Legislativo, ocorreu no dia 22 de março de 2018.