Primeira sessão especial da Câmara é marcada pela entrega do Mérito Farroupilha

por Tatiane Souza última modificação 21/09/2022 12h35
19/09/2022 – No início da última legislatura, o regimento da Câmara de Novo Hamburgo passou a autorizar a realização de até três sessões ordinárias anuais fora do Palácio 5 de Abril. A essas reuniões plenárias foi dado o nome de sessão especial. Passados pouco mais de cinco anos, o Legislativo finalmente estreou essa nova modalidade. Aproveitando a Semana Farroupilha, os vereadores se deslocaram na noite desta segunda-feira, 19, para um dos principais redutos do tradicionalismo no estado. A primeira sessão especial da Câmara foi realizada em um amplo galpão na sede da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande.
Primeira sessão especial da Câmara é marcada pela entrega do Mérito Farroupilha

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Ao longo da noite, os parlamentares aprovaram 15 requerimentos, quatro projetos de lei e defenderam 74 indicações e pedidos de providências. O ponto alto da sessão, contudo, foi a concessão do prêmio Mérito Farroupilha. Criada em 2010, a distinção condecora entidades e personalidades de destaque na promoção e preservação da cultura gaúcha na cidade. Os homenageados deste ano foram o tradicionalista Jalmar Lopes dos Reis e a própria Sociedade Gaúcha de Lomba Grande. O reconhecimento da Câmara às contribuições para a perpetuação de princípios e costumes foi oficializado por meio da entrega de uma placa comemorativa e um diploma. Ambos os nomes foram indicados por lideranças da 30ª Região Tradicionalista e avalizados pelos vereadores em plenário. 

Presidente da Câmara, Cristiano Coller (PTB) 19 de Setembro de 2022, um dia que vai ficar para a história da nossa instituição. A toda a comunidade que se mobilizou para fazer esse momento acontecer: nossa primeira sessão especial e dentro de um DTG. Estamos aqui com a Casa cheia porque todos os vereadores aceitaram a nossa sugestão”, disse. Coller lembrou que os agraciados com os prêmios foram escolhidos por representantes de todos os DTGs e CTGs de Novo Hamburgo. “Cheias de pessoas do bem, de famílias. Nesta noite, a Legislatura deixa aqui a sua marca, pela realização pela primeira sessão especial na história. Hoje estamos cultivando as nossas tradições. Que sejamos transmissores de cultura às nossas crianças”, explicou o parlamentar. 

Enio Brizola (PT) lembrou a importância do debate sobre a pluralidade dentro dos CTGs. Com muito esforço e dedicação, solidariedade e respeito a todas as raças, com muitas atividades culturais. Fazer esta justa e merecida homenagem, dentro de um templo do tradicionalismo, vocês são merecedores, Sociedade de Lomba Grande e Jalmar. Costumes, valores, princípios e preservação da cultura gaúcha e do tradicionalismo. As escolas são muito parceiras na defesa destes valores. Que o movimento tradicionalista possa ser respeitado. Que seja uma sessão histórica para a Câmara de vereadores. Que a gente defenda, legisle e cultive o tradicionalismo”, falou. 

Eliton Ávila (PTB) reforçou que é uma sessão que entra para a história. “Em 95 anos, é a primeira vez que uma sessão é realizada dentro de um centro tradicionalista. E nós, em Novo Hamburgo, sempre fomos referência no setor da agricultura, do turismo, além do coureiro calçadista. Temos de resgatar nossos valores”, defendeu, ao ler uma poesia de sua autoria. 

Felipe Kuhn Braun (PP) cumprimentou o patrão da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, Sidnei. Essa sessão é mais especial, porque é junta ao movimento tradicionalista. A importância nós, enquanto parlamentares, de irmos até as pessoas, e de estarmos aqui neste bairro que é maior em extensão territorial da nossa cidade. A cultura é o componente fundamental na nossa vida. Desejo um ótimo encontro em família e amigos, tradicionalistas que somos, para celebrar nossa cultura, nossas raízes, momentos tão importantes e inesquecíveis”, defendeu. 

Gerson Peteffi (MDB) destacou que o CTG é um lugar de cultura da tradição, da hombridade, da pátria, da família, da cultura gaúcha. Devemos respeitar a nossa bandeira. Lomba Grande está crescendo cada vez mais e precisamos de um olhar muito grande para cá. Aqui é o berço da nossa cidade. E reforçamos isso aqui, nesta sessão especial e histórica”, afirmou. 

Ricardo Ritter – Ica (PSDB) ressaltou que é motivo de orgulho participar desta sessão que comemora o 20 de Setembro. O parlamentar comentou um pouco sobre a história da Guerra dos Farrapos e do Hino do Rio Grande do Sul. “Ambiente familiar e respeitoso, que podemos participar sem receio algum”, falou. 

Lourdes Valim (Republicanos) parabenizou a presidência da Câmara por ter conquistado todos os parlamentares para fazer parte deste momento único para a instituição. “Me sinto honrada em estar aqui hoje. Nasci no campo, andando a cavalo. Eu sei o que é essa lida. Ano após ano, a patronagem dos CTGs e DTGs fazem um trabalho de excelência. Dentro de cada gaúcho e gaúcha pulsa essa tradição. Que a chama desta tradição não se apague, por isso a importância de trazermos as crianças para dentro deste movimento”, disse. 

Carlos Moser, coordenador da 30ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul, usou a tribuna para ler o histórico dos agraciados. Ele parabenizou a todo o parlamento pela sessão especial. 

Jalmar Lopes dos Reis

Natural de São Francisco de Paula, Jalmar iniciou cedo sua ligação com o tradicionalismo. Ainda criança, ajudava em eventos promovidos pelo CTG Rodeio Serrano, de sua cidade natal. Após casar-se com Marlene Soares, mudou-se para Novo Hamburgo, onde constituiria sua família. Entre 1991 e 1993, atuou como patrão do CTG Terra Nativa, do bairro Canudos. Em seu primeiro ano de mandato, ajudou na criação da 30ª Região Tradicionalista, da qual seria eleito coordenador em 1999. Permaneceu no cargo por quatro anos. Em 2003, assumiu a patronagem do CTG Querência de Nova Hartz, encerrando sua gestão no ano seguinte. Aos 70 anos de idade, tem se dedicado agora à organização, divulgação e acompanhamento de cavalgadas promovidas por entidades tradicionalistas da região. 

É com muita emoção e honra que recebe este título, mas, com certeza, nós não fizemos nada sozinho. Gostaria de dividir essa homenagem com minha família e com as entidades tradicionalistas por onde passei: amigos que realmente fizeram um costado para que eu pudesse chegar aqui e receber esta premiação. Quero também cumprimentar a Sociedade de Lomba Grande”, disse o tradicionalista homenageado. Reis ainda contou histórias pitorescas sobre o tradicionalismo e as atividades que realizaram. “Olhem com mais carinho para as nossas entidades tradicionalistas. É o seguimento das nossas casas. Mantemos nossa crianças e nossos jovens juntos aos pais e mãe, crescendo, na cultura e tradição, dentro dos nossos CTG’s”, falou ao pedir mais atenção dos órgãos públicos. “Nosso movimento tradicionalista gaúcho tem no mundo inteiro, filiados com o Rio Grande do Sul. Nossa cultura é muito rica e bonita e eu só tenho a agradecer a todos vocês por esta noite”, destacou. 

Sociedade Gaúcha de Lomba Grande

Fundada em 31 de janeiro de 1938 por um grupo de 22 amigos de origem alemã, a Sociedade Gaúcha foi criada para cultuar as tradições do Rio Grande do Sul, oferecer um espaço de recreação à comunidade local e estimular a prática de exercícios a cavalo. Uma das cinco entidades tradicionalistas mais antigas do estado, foi a única a permanecer na ativa ao longo de toda sua história, fruto do engajamento de centenas de associados e dos 28 presidentes e patrões que se sucederam no comando da instituição. 

A atuação cultural e comunitária da Sociedade Gaúcha foi objeto de reconhecimento do Município em diferentes momentos, desde a cessão de área de terras para a construção de sua sede nos anos 1980 até sua declaração de utilidade pública em 2016. A entidade conta hoje com a maior estrutura para rodeios em Novo Hamburgo, com cancha de laço, hotelaria para cavalos e dois galpões com capacidade para mais de mil pessoas. Sua atuação é coordenada por seis departamentos, que se dividem na organização de atividades culturais, bailes, jantares, apresentações artísticas, cavalgadas, torneios de truco e os próprios rodeios. 

O patrão da Sociedade Gaúcha, Sidinei Pereira Gonchoroski, agradeceu a premiação e falou da felicidade em receber toda a comunidade em sua Casa. “Eu sempre gostei de trabalhar nos bastidores, e coube a mim, neste ano, falar por todos aqueles que ajudaram a construir em 84 anos a história desta identidade. São muitas pessoas engajadas que trabalharam muito para que chegasse o momento desta noite. O trabalho que começou em 1938 teve um significado e um valor. E eu agradeço imensamente a todos os vereadores e servidores da Câmara que tornaram esta noite possível, aos patrões da cidade de Novo Hamburgo que entenderam a nossa premiação”. O patrão lembrou, noque, segundo ele, carrega o nome da cidade e do estado para todo o Brasil. E agradeceu às verbas parlamentares destinadas para a Sociedade. 

A noite ainda foi marcada por apresentação de diversas invernadas gaúchas e jantar campeiro. 

Saiba mais sobre os projetos aprovados durante a sessão especial:

- Câmara aprova multas mais severas para atos de vandalismo

- Rua inaugurada no bairro Santo Afonso receberá o nome do fundador das Tintas Killing

- Vereadores aprovam nome de Irineu Müller para estrada em Lomba Grande 

Confira na íntegra a sessão especial desta segunda-feira:

Sessão Especial Mérito Farroupilha