Primeira etapa do Vereador Mirim se encerra na próxima terça-feira

por Luís Francisco Caselani última modificação 15/08/2018 18h13
29/06/2018 – A primeira etapa do Projeto Vereador Mirim, que reúne estudantes de sete escolas municipais em palestras sobre a estruturação dos poderes no Brasil e a participação cidadã na política, encerra na próxima terça-feira, 3 de julho, com a participação de alunos da EMEF Ana Néri, do bairro Jardim Mauá. Com isso, cerca de 550 jovens terão passado pelo Palácio 5 de Abril, em iniciativa organizada pela Câmara, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria de Educação (Smed). A atividade terá início às 14 horas.
Primeira etapa do Vereador Mirim se encerra na próxima terça-feira

Foto: Viccenzo Zang/CMNH

Nesta sexta-feira, 29 de junho, foi a vez de alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Martha Wartenberg acompanharem a palestra, conduzida pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen. A servidora abordou temas como cidadania, separação dos poderes, mecanismos de participação popular nas ações da Câmara, processo legislativo e a atuação parlamentar. Carolina salientou a acessibilidade de todos os vereadores. “Eles são pessoas comuns, como todos nós, mas têm a função especial de representar todos os habitantes da cidade. O acesso aos vereadores é muito mais fácil do que à prefeita, por exemplo, então vocês podem vir aqui falar com eles ou convidá-los a acompanhar uma demanda no seu bairro”, acrescentou.

A diretora pediu ainda que os jovens tenham maior envolvimento com o cenário político local. “É preciso ter consciência da importância da participação na vida política. O envolvimento dos alunos na tomada de decisões em assuntos referentes ao cotidiano de suas realidades possibilita a transformação social”, finalizou. O presidente da Comissão de Educação da Câmara, Professor Issur Koch (PP), endossou o discurso. “O futuro da nossa cidade passa por vocês. Os estudantes serão nossos profissionais, nossos vereadores, nossos prefeitos. É importante perceber que a política não é apenas o que se vê na televisão sobre Brasília. A política se faz nessa cidade também, e ela influencia muita coisa na nossa vida”, apontou.

O vereador também contou como ações políticas permeiam diferentes práticas cotidianas. “A política é a arte de intermediar as situações. E isso vale também para o que ocorre dentro das escolas, seja na relação entre colegas, seja no aprendizado junto aos professores”, comentou. Issur demonstrou ainda como a falta de participação cidadã interfere na vida dos moradores. “Na política, as cadeiras não ficam vazias. Se vocês não estiverem nessas cadeiras, alguém estará. E talvez essa pessoa não tenha a mesma vontade que vocês têm de fazer o bem para Novo Hamburgo”, emendou.

Presença especial

Visitando o Palácio 5 de Abril para participar do programa Domínio Público, da TV Câmara, o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, conversou brevemente com os 94 alunos da escola do bairro Canudos. Ele parabenizou a iniciativa, que possui sua própria versão no município que administra. “É muito importante vocês já começarem a entender nessa idade como funciona a política representativa. A participação de mais pessoas só tende a trazer melhorias para a nossa sociedade”, destacou.

Continuidade do projeto

Até setembro, alunos e professores das sete escolas participantes trabalharão material pedagógico de apoio, elaborado a partir do trabalho conjunto de servidores da Câmara e da Smed. Enquanto isso, cada escola constituirá sua comissão eleitoral, composta pelo coordenador pedagógico, professor responsável pelo projeto e dois alunos (os quais não poderão se candidatar). Caberá ao quarteto organizar o pleito que definirá, até 24 de agosto, os dois vereadores mirins que representarão cada instituição, bem como um suplente. Os 21 eleitos serão diplomados durante a sessão plenária do dia 12 de setembro e trabalharão, a partir de sua escolha, na elaboração de proposições legislativas, que serão apresentadas em sessão especial no dia 6 de novembro, quando os jovens ocuparão as cadeiras do Plenário Luiz Oswaldo Bender.

Aluno do 6º ano da EMEF Martha Wartenberg, Davi Schuch, 11 anos, contou ter ficado estimulado, a partir da palestra, em concorrer ao posto de vereador mirim. Ele antecipou algumas das reivindicações que devem constituir sua plataforma de campanha. “Na minha escola, sofremos bastante com casos de vandalismo. Foi instalado um banheiro na quadra externa, por exemplo, que nem chegamos a usar. Também ocorrem casos de violência e roubos ao redor da escola. Além disso, a infraestrutura do prédio é um pouco mais antiga. Temos algumas necessidades, mas os casos de vandalismo não encorajam a realização de melhorias”, diagnosticou.

registrado em: