Presidente representa a Câmara na Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

por Tatiane Souza última modificação 18/10/2018 14h53
18/10/2018 – Crianças, adolescentes e professores de escolas públicas e particulares, representantes de ONGs e projetos sociais do poder público estão reunidos durante todo o dia de hoje, 18, na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, onde estão sendo realizados a X Conferência e o II Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo tema central é Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. O presidente da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT), representou o parlamento no evento. Dentre outras autoridades, também prestigiaram a cerimônia de abertura o vice-prefeito Antônio Fagan, o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marcia Elisa Glaser, que também é vereadora suplente.
Presidente representa a Câmara na Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Crédito: Tatiane Lopes/CMNH

Segundo Felipe, o momento é para trabalhar os direitos das crianças e dos adolescentes com pessoas dedicadas a isso, conhecedoras do tema. “Será um dia de grandes debates que resultará em premissas que devem nortear as ações do CMDCA. Por melhor que sejam as políticas públicas voltadas a esse segmento, ainda temos muito para evoluir e crescer”, destacou o presidente da Casa. 

O tema central do evento será discutido por meio de cinco eixos temáticos: Garantia de Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes. 

Marcia Glaser ressaltou que o evento foi aberto a toda a sociedade, mas que o protagonismo é das crianças e dos adolescentes. “Nós, do conselho, desempenhamos o serviço, mas o espaço hoje é deles – para que possam debater e nos contar suas vivências e também realizar seus questionamentos”, enfatizou. A Conferência é realizada a cada dois anos e antecede os eventos estadual e nacional. Já o II Fórum Municipal, que acontece concomitantemente, elegerá dois titulares e seus respectivos suplentes para compor o CMDCA na Gestão 2019/2020, conforme a Lei Municipal nº 2822/2015. “Temos uma comissão que terá o prazo de 15 dias para fazer um relatório com as principais conclusões da conferência. O documento servirá de base para as futuras ações do Conselho e do Município. Também nomearemos os delegados que representarão as ideias debatidas hoje no evento estadual que será realizado em 2019”, explicou Marcia. 

Veja as fotos.