Presidente do Legislativo participará de inauguração da primeira embaixada de Luxemburgo no Brasil

por Luís Francisco Caselani última modificação 28/02/2018 20h57
27/02/2018 – Na próxima quinta-feira, 1º de março, o presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Felipe Kuhn Braun (PDT), viajará a Brasília para acompanhar a inauguração da primeira embaixada do Grão-Ducado de Luxemburgo na América do Sul. O país europeu, que até então contava com consulados honorários em Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, pretende reforçar laços e ampliar as relações comerciais com o Brasil. A viagem partiu de convite feito pelo próprio embaixador Carlo Krieger.
Presidente do Legislativo participará de inauguração da primeira embaixada de Luxemburgo no Brasil

Foto: Thanise Melo/CMNH

O parlamentar, jornalista e escritor já esteve em Luxemburgo por duas oportunidades para pesquisar sobre a história e as raízes de famílias locais que emigraram para o Brasil, a maioria na segunda metade do século XIX. De cidadania luxemburguesa, Felipe destacou o significado desse estreitamento diplomático e os impactos dessa aproximação para o Estado. “Os primeiros imigrantes do país se estabeleceram principalmente no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Espírito Santo. Por isso, eles têm interesse em abrir e fortalecer relações comerciais especialmente com esses estados”, relatou.

Juntamente com o consulado luxemburguês em Porto Alegre, Felipe está programando um roteiro de visitas do embaixador ao Vale do Sinos, que deve ocorrer durante a segunda quinzena de março, oportunizando o contato com lideranças, empresas e instituições da região. Antes do Brasil, Krieger serviu como embaixador em Moscou e Pequim. O Grão-Ducado é o último estado-membro da União Europeia a abrir uma embaixada na capital brasileira.

Luxemburgo

O Grão-Ducado de Luxemburgo é uma nação independente localizada entre os países da Bélgica, França e Alemanha. Com superfície equivalente à metade da área do Distrito Federal, o país conta com cerca de 576 mil habitantes, que praticam os idiomas alemão, francês e luxemburguês. Monarquia constitucional regida sob um governo parlamentar, Luxemburgo é o único grão-ducado ainda existente. O país é dono de uma economia altamente desenvolvida, com uma das maiores rendas per capita do mundo.