Presidente do Legislativo lamenta morte e reconhece trajetória e importância do legado de Níveo Leopoldo Friedrich

por Tatiane Souza última modificação 04/10/2022 18h46
03/10/2022 – Pouco mais de uma semana após completar 94 anos, o ex-prefeito Níveo Leopoldo Friedrich morreu neste domingo, 2, de causas naturais. Com atuação marcante na política hamburguense, o advogado foi responsável pela canalização do arroio Luiz Rau e pelo asfaltamento da avenida Nações Unidas (da Joaquim Nabuco até a 1º de Março), ocorridos em 1967. No mesmo período, houve também a conclusão do projeto do terceiro e quarto pavilhões da Fenac, à época em sua terceira edição. Antes de seu mandato à frente do Executivo, Níveo exerceu a vereança na terceira legislatura, de 1956 a 1959. Sobre o legado tanto no comando da cidade quanto em outras áreas, o presidente da Câmara, Cristiano Coller (PTB) enfatiza as importantes contribuições sociais e ao setor coureiro-calçadista que o ex-político deixou aos cidadãos hamburguenses. Coller lamentou a perda e se solidarizou à família.
Presidente do Legislativo lamenta morte e reconhece trajetória e importância do legado de Níveo Leopoldo Friedrich

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Níveo era casado com Luísa Petry Friedrich, filha de Leopoldo Petry. Ambos estiveram presentes à inauguração de memorial no Legislativo, ocorrida em novembro de 2018. O espaço que leva o nome do emancipacionista e primeiro prefeito de Novo Hamburgo localiza-se no 2° andar do Legislativo.

O vereador, jornalista e historiador Felipe Kuhn Braun (PP) destacou que Friedrich, além de um grande homem da comunidade, se afirmou como líder de classe e liderança política. "Ex-vereador desta casa, ex-prefeito de Novo Hamburgo, no início da década de 60, e ex-presidente da nossa ACI. Um dos políticos mais importantes do século XX na nossa cidade e na nossa região. Influiu diretamente na nossa indústria, apoiando nossa vocação calçadista, nosso desenvolvimento econômico, nossas feiras calçadistas e a infraetrutura da nossa cidade.
O doutor Níveo foi abençoado com uma vida plena, longeva com seus 94 anos e de inúmeras realizações. Aos seus familiares e amigos quero deixar o meu fraterno abraço", afirmou o parlamentar.

Trajetória

Na condução do Sindicato das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo/RS (Sicnh), após negociação em Brasília, Níveo obteve redução de uma taxa sobre a folha de pagamento das empresas para custeio de acidentes de trabalho. A redução dos encargos era celebrada até recentemente pelo Sicnh. Ele esteve à frente da entidade sindical, de 1974 a 1987, e da Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo (ACI-NH), de 1970 a 1974.

Natural de Novo Hamburgo, Níveo nasceu em 24 de setembro de 1928. Ele era detentor da carteira de número 2.101 da OAB/RS, uma das mais antigas do Rio Grande do Sul. Como prefeito, efetivou irmandade com a cidade de Elda, na Espanha, conhecida como a capital do calçado espanhol e realizadora da maior feira do país, a Fícia. Também foi responsável pela criação das bolsas de estudos rotativos no ensino superior. Nesse período, foi reconhecido o Instituto de Belas Artes, hoje integrado à Feevale. Também foi instalado o chafariz de águas dançantes e a central de telefones automáticos.

Em 1992, Níveo Friedrich voltou a disputar uma vaga ao Executivo (PDS-PL).

O corpo do ex-político foi velado na Capela Krause e o sepultamento aconteceu no Cemitério Católico Leão XIII, da Igreja Nossa Senhora da Piedade,em Hamburgo Velho. A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (MDB), decretou luto oficial de três dias na cidade pelo falecimento.