Presidente do Banco de Alimentos fala na Tribuna Popular

por Jaime Freitas última modificação 16/05/2017 00h18
15/05/2017 - A Tribuna Popular desta segunda-feira, 15, foi ocupada pelo presidente da diretoria executiva do Banco de Alimentos da Região do Calçado, Antônio Elton Zarth, que falou sobre atividades exercidas pelo banco desde 2010 e dos projetos de arrecadação de alimentos.

O Banco de Alimentos da Região do Calçado, além da cidade-sede Novo Hamburgo, abrange os municípios de Campo Bom, Sapiranga e Estância Velha. É uma instituição que atende a 54 entidades, distribuindo em torno de 100 toneladas de alimentos/ano. A unidade faz parte da Rede de Banco de Alimentos, organizada pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, uma iniciativa do Sistema FIERGS.

“Queremos aumentar a arrecadação de alimentos em 2017. Se cada habitante de Novo Hamburgo doasse apenas um quilo teríamos como suprir em dois anos a necessidade atual das entidades atendidas por nossa instituição", afirmou Zarth.

O Sábado Solidário é uma das iniciativas para a arrecadação de alimentos e acontece uma vez por mês, em supermercados que estejam dispostos a apoiar o projeto. Nestas situações, voluntários abordam os clientes, pedindo para que eles incluam em suas compras algum produto que possam deixar no posto de arrecadação. O banco também recebe doações em sua sede própria, localizada na rua 5 de Abril, nº 29, em Novo Hamburgo.

O Banco de Alimentos é uma organização que atua como um gerenciador de desperdícios, administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos para entidades beneficentes. As entidades (creches, escolas, asilos, lares de excepcionais, associações de bairros, entre outras) também recebem treinamento de segurança alimentar, higiene, e aproveitamento adequado dos alimentos.

Felipe Kuhn Braun (PDT) e Raul Cassel (PMDB) destacaram a importância do Banco de Alimentos para a população atendida pela instituição em Novo Hamburgo.

 

Tribuna Popular

Nas sessões, pessoas previamente inscritas também podem falar na tribuna, por meio da Tribuna Popular. As inscrições devem ser feitas na Secretaria da Casa, terceiro andar, preenchendo uma solicitação. As datas serão estabelecidas de acordo com a agenda.