Presidente da Coedu assume comando da Federação de Cultura Alemã no Brasil no ano do bicentenário da imigração germânica

por Jaime Freitas última modificação 12/03/2024 17h47
12/03/2024 – No ano em que se comemora o bicentenário da imigração alemã no Brasil, o presidente da Comissão de Educação (Coedu) da Câmara de Novo Hamburgo, o vereador Felipe Kuhn Braun (PP), assume a presidência da Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil (Feccab). A eleição foi realizada no dia 8 de março, no Centro Cultural 25 de Julho, em Porto Alegre. A Federação tem 71 anos de atividades prestadas a cultura teuto-brasileira em diversos estados do Brasil. É a entidade que congrega os Centros de Cultura Alemã no país. O primeiro presidente da entidade na década de 1950 também foi um hamburguense, Leopoldo Petry, primeiro prefeito eleito do município de Novo Hamburgo.
Presidente da Coedu assume comando da Federação de Cultura Alemã no Brasil no ano do bicentenário da imigração germânica

Foto: Maira Kiefer/CMNH

“São 22 anos inseridos na cultura teuto-brasileira através de muita pesquisa e dedicação a esta temática. Estou na organização de diversas atividades para o bicentenário da imigração alemã em nosso país, certamente a frente da  Feccab, poderei auxiliar ainda mais, num trabalho em conjunto com a nossa nova diretoria e com os associados da Federação. Já adianto que este ano teremos exposições fotografias, palestras, atividades folclóricas e ampliação do acervo da Feccab, para celebrar o bicentenário da imigração alemã e deixar um legado deste período”, destaca Felipe, que recentemente falou à TV Câmara NH sobre o bicentenário. Confira abaixo o programa:

 

 

 

Como vice-presidente da  Feccab assumiu Eckhard Kupfer, jornalista e ex-diretor do Instituto Martius Staden, de São Paulo. Ainda assumiram: como primeira secretaria, Christine Graebin Roll, Advogada. Segundo secretário, Salcio Del Duca, Administrador Público. Primeiro tesoureiro, Sandro Blume, professor e escritor e segundo tesoureiro, Vinícius Klein Bondan, Advogado.

Mais sobre a imigração alemã

Confira também a entrevista com o jornalista hamburguense Martin Behrend sobre o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Ele participou do programa Domínio Público da TV Câmara, que foi ao ar ao vivo no dia 2 de fevereiro. Behrend  salientou sua preocupação com a falta de mobilização, principalmente dos entes públicos, e ressaltou o quanto os imigrantes alemães precisam ser lembrados e destacados, reforçando que a memória dos imigrantes merece uma permanente valorização.


 

registrado em: