Presidente da Amucors faz esclarecimentos sobre a Fibrose Cística
Também conhecida como Mucoviscidose, a Fibrose Cística é uma doença genética, mais comum na raça branca, ainda sem cura, que torna a secreção do organismo mais espessa, dificultando sua eliminação. Elisabeth ressaltou que ela pode afetar principalmente os pulmões, pâncreas, fígado e intestino. Considerada uma doença rara, a fibrose cística acomete uma em cada 10 mil pessoas nascidas no Brasil e pode ser diagnosticada por meio do teste do pezinho, realizado nos primeiros dias de vida da criança. A identificação e o tratamento precoces podem proporcionar ao paciente uma maior qualidade de vida.
A presidente contou sobre a rotina das pessoas que convivem com a fibrose cística e explicou que os sintomas acontecem porque ocorre no organismo um transporte anormal de cloreto e sódio através da membrana celular, deixando a secreção mais espessa. Dentre os sintomas da doença, destacam-se pneumonia de repetição; tosse crônica; dificuldade para ganhar peso e estatura; diarreia; pólipos nasais; e duor mais salgado que o normal.
Conheça melhor o trabalho desenvolvido pela www.amucors.org.br
Saiba mais: Pneumologista traz esclarecimentos sobre a fibrose cística
Tribuna Popular
Durante as sessões ordinárias, pessoas previamente inscritas também têm direito à fala, por meio do expediente da Tribuna Popular. As inscrições devem ser feitas junto à Secretaria da Casa, no terceiro andar, a partir do preenchimento de uma solicitação. As datas serão estabelecidas conforme disponibilidade de agenda.