Prêmio Primavera destaca abnegação de hamburguenses na adoção de espaços públicos

por Luís Francisco Caselani última modificação 06/09/2023 20h20
06/09/2023 – No final de agosto, quando aprovaram a reformulação do Prêmio Primavera, os vereadores de Novo Hamburgo ressaltaram a importância de agradecer e estimular a participação cidadã na apropriação e no embelezamento de praças, canteiros, rotatórias, viadutos, pontes e escadarias. Pouco mais de uma semana depois, um grupo de voluntários que se dedica à manutenção e conservação de nove desses espaços teve seus nomes reconhecidos em uma nova edição da honraria. A entrega dos certificados ocorreu durante a sessão plenária desta quarta-feira, 6.
Prêmio Primavera destaca abnegação de hamburguenses na adoção de espaços públicos

Fotos: Maira Kiefer/CMNH

Ao todo, foram dez agraciados, sendo nove cidadãos e um estabelecimento comercial. As indicações foram feitas pelos próprios parlamentares e aprovadas por unanimidade em plenário. A cerimônia foi aberta ao público e teve transmissão ao vivo pelo canal 16 da Claro e pelo youtube.com/TVCamaraNH. Confira todos os homenageados:

- Agropecuária Rangel: Único estabelecimento comercial contemplado na edição de 2023, a Agropecuária Rangel teve seu nome lembrado pelo vereador Cristiano Coller (PTB). O parlamentar destacou o trabalho empreendido pelos proprietários na manutenção e conservação do canteiro central da avenida Primeiro de Março em frente à sede da empresa, no bairro Liberdade. “A agropecuária construiu no local a Praça Pet, espaço destinado para os animais terem um momento de interação e recreação junto a seus tutores e outros bichos. A atitude é louvável, pois promove a melhoria e o embelezamento da cidade”, frisou o proponente.

O objetivo era atender à demanda das dezenas de prédios do entorno. O projeto foi aprovado pela Prefeitura e, em junho, começaram a ser construídos e posicionados os brinquedos. Hoje, a praça recebe tutores até de outras cidades. O espaço conta com casinha, rampa, escorregador, pneus, balizas e canos. Como eu queria que Novo Hamburgo tivesse mais pessoas assim. Cidadãos que, em vez de ficarem apenas reclamando, fazem algo de útil e em prol da nossa comunidade”, completou Coller.

- Clarice Regina Epping: Indicada por Gerson Peteffi (MDB), desenvolve há quase uma década ações de conservação na Praça Assis Barreto da Costa, ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Petrópolis. “Ela também realiza trabalho voluntário na própria área onde se localiza a USF, cuidando dos jardins, plantando flores e auxiliando na limpeza do terreno”, acrescentou o emedebista. Clarice vive há 40 anos na localidade.

Cada árvore que tem dentro do pátio da USF ela sabe quem plantou. Junto a essa arborização, que dá sombra e conforto às pessoas que vão buscar atendimento médico, ela também ajuda na limpeza. Ela não precisava fazer isso, mas é uma verdadeira heroína do meio ambiente. Vocês têm, dentro dos seus trabalhos, aquilo que a cidade merece e precisa. A colaboração espontânea que cuida, embeleza e torna Novo Hamburgo melhor para todos nós. Que as futuras gerações tenham em vocês um espelho para perpetuarem essas atitudes louváveis”, discursou Peteffi. “Se todos ajudam um pouco, melhora a nossa cidade e a deixa mais limpa”, contribuiu Clarice.

- Eugênio Wirsus: Morador da rua Taim, no bairro Boa Saúde, dedica-se há 25 anos ao cultivo de chás, flores, verduras e legumes na esquina de seu logradouro com a rua Pirenópolis. “Seu trabalho embeleza o bairro, estimula a integração entre os moradores e o desenvolvimento de uma cultura de cuidado com a natureza, além de tornar esses espaços públicos mais acolhedores. Ali ele planta uma variedade de chás, feijão, banana, aipim, alho, beterraba. Cansado de ver deposições irregulares, iniciou um trabalho de preservação e educação ambiental, sintetizou o autor da homenagem, Enio Brizola (PT).

O Prêmio Primavera é um reconhecimento a todas as pessoas que se empenham na defesa da nossa natureza, do nosso meio ambiente. Justamente nesta semana em que manifestamos nossa solidariedade a todas as vítimas desta grande enchente que atinge nosso estado. O planeta manda recados. Precisamos estar atentos”, salientou o vereador.

- Luiz Carlos Goulart: Designado por Gustavo Finck (PP), tomou para si a responsabilidade de conservar o canteiro da avenida Primeiro de Março entre as ruas Chavantes e Corumbá, no bairro Liberdade. “Conhecido popularmente como Geraldão e morador da cidade há 50 anos, auxilia na limpeza, rega as flores, cuida das árvores e realiza o plantio de mudas”, enumerou o vereador progressista.

O Geraldão realiza um trabalho maravilhoso, com muito capricho e carinho. É lindo e encantador ver todo o esforço e dedicação depositados no trabalho que ali é feito. É, sem dúvidas, um motivo de orgulho para nós e para todo o município. Fico muito feliz em prestar esta linda homenagem ao senhor”, prosseguiu Finck.

- Maria Helena Soares: Moradora do bairro Operário, mudou a imagem de uma área pública abandonada na esquina das ruas Alfredo Becker e Bento Manoel. “O que era um depósito de lixo foi transformado em jardim com horta”, relatou Tita (PSDB), proponente do reconhecimento. “São oito anos de capricho. Hoje, encontramos bancos, casinhas para cachorros, flores e verduras. Um lugar feio e sujo, que também servia como ponto de droga, agora é um lugar lindo, onde os vizinhos compartilham o que plantam. Parabéns por sua garra e sua generosidade. Obrigada por deixar a nossa cidade mais bonita, limpa e segura, em um grande gesto solidário”, agradeceu a vereadora.

Após receber o quadro de homenagem, Maria Helena contou sobre o trabalho realizado no local. “Transformamos o espaço para que as pessoas tivessem segurança ao passar por ali. Plantamos para que os vizinhos também pudessem colher. Todos se beneficiam com isso”, comentou.

- Maria Nunes da Silva: Nomeada para receber o prêmio por sugestão de Raizer Ferreira (PSDB), é conhecida por despender parte de seu tempo na limpeza e conservação da Praça do Imigrante. “Maria demonstra imenso prazer ao cuidar dos jardins, dedicando-se incansavelmente ao plantio e à manutenção das flores em todos os cantos desse espaço público, contribuindo para sua valorização estética”, resumiu.

É um prazer falar e ver sobre o trabalho de cada um de vocês. Muitos desses lugares conhecemos pelo bom cuidado, mas não sabemos quem são os autores das benfeitorias. Fica o registro não apenas para Maria, mas também para cada homenageado. Quero agradecer o cuidado que vocês têm pela nossa cidade”, enfatizou Raizer.

- Maria Schutz do Nascimento: Homenageada com base em requerimento de Darlan Oliveira (PDT), assumiu os cuidados com a calçada e o espaço público localizado ao lado da escola estadual Kurt Walzer, no bairro São José. Responsável pela manutenção da infraestrutura da instituição de ensino, a servidora observou também os problemas do entorno, especialmente com o acúmulo de lixo, e hoje lidera um grupo de voluntários que trouxe soluções para a região.

Com criatividade e trabalho árduo, eles criaram adoráveis canteiros que agora florescem como belos jardins. Com a ajuda dos órgãos competentes, o espaço passou por uma transformação notável. O que antes era um local sujeito a descartes irregulares converteu-se em uma verdadeira obra-prima, com a instalação de uma calçada literária e uma área de esporte e lazer, decorada com uma quadra de areia”, frisou o vereador.

Incansável em sua dedicação, Bia, como é mais conhecida, continua desempenhando um papel vital na manutenção contínua desse espaço renovado. Seu comprometimento exemplar e sua liderança inspiradora não apenas beneficiaram a comunidade, mas também nos lembram o impacto positivo que uma única pessoa pode causar. Sei o quanto tu tens zelado para manter aquele local limpo. É uma história de sete anos ajudando a nossa região”, complementou o pedetista. “Podem contar comigo. Todo mundo tem que fazer sua parte”, pontuou Maria.

- Odalgiro Rodrigues: Há quase uma década envolvido com a conservação da Praça Iguaçu, no bairro Canudos, teve seu nome escolhido por Vladi Lourenço (PSDB). Morador do entorno, Rodrigues notabiliza-se pelos cuidados com os jardins, o plantio de flores e a limpeza do terreno. “É um trabalho voluntário extremamente louvável, preservando a praça para uso da comunidade”, comentou Vladi.

Sou um defensor de quem cuida desses espaços. Gostaria de agradecer ao Baixinho por sempre manter a praça da Vila Iguaçu limpa e organizada”, acrescentou o vereador.

- Rafael Decker e Sheila Rauber: Moradores e empreendedores na rua Carioca, no bairro Jardim Mauá, dedicam-se à conservação da Praça Armindo Nicolau Moder, localizada logo em frente à sua residência. “O casal realiza trabalho voluntário na área, cuidando, plantando flores, auxiliando na limpeza do terreno e mantendo a praça em ordem, bonita, aprazível e em condições de ser utilizada”, detalhou o vice-presidente da Câmara, Ricardo Ritter – Ica (PSDB), autor da homenagem.

Precisaríamos muito mais munícipes com essa responsabilidade ambiental que vocês têm com os nossos logradouros públicos. Infelizmente, muitas pessoas não têm esse senso. Este é um merecido reconhecimento ao trabalho que vocês prestam”, emendou Ica. “Cada um de nós precisa fazer um pouquinho. É muito fácil ficar reclamando, mas também é fácil ir lá e fazer alguma coisa. E todos os dias fazemos um pouco. A Prefeitura não tem tempo de manter a praça sempre em dia. Então entramos exatamente nesse espaço. É uma história de família à qual estamos dando continuidade”, relatou Decker, que exaltou ainda a instalação de uma cisterna para a captação de água da chuva. “É com ela que regamos as plantas”, concluiu.