Premiação para profissionais da segurança pública reforça união das corporações na cidade
Com as galerias do Plenário repletas de familiares e colegas de profissão, a cerimônia oficializou o reconhecimento a carreiras de destaque, comprometimento e abnegação. Os escolhidos foram a policial civil Aline Chies Baldi, o policial militar Henrique Silveira Dalbão, o bombeiro Laerte da Silveira e o guarda municipal Volmir de Souza, um dos sobreviventes do trágico incidente do ano passado.
Após a execução dos hinos pela banda do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Sinos, o presidente Cristiano Coller (PP) abriu a solenidade reforçando não apenas o combate à criminalidade prestado pelos presentes, mas também o trabalho de prevenção. “Hoje rendemos homenagens a quatro profissionais que representam com excelência suas instituições. Nomes que simbolizam a coragem e o comprometimento que fazem a diferença na vida dos hamburguenses. Sabemos que o trabalho das forças de segurança muitas vezes ocorre em meio a desafios, com recursos escassos e diante de cenários complexos, mas, mesmo assim, vocês fazem muito, com respeito e senso de missão”, iniciou o vereador.
“Vocês são referência para outros municípios; exemplos de integração, trabalho sério e compromisso com a sociedade. A entrega deste prêmio é o reconhecimento de que a segurança pública começa com pessoas, que merecem ser valorizadas, lembradas e celebradas”, frisou.

Secretário municipal de Segurança Pública, Rosalino Seara enalteceu a premiação conferida pela Câmara. “Acho muito significativa esta homenagem. Estamos falando de profissões diferenciadas, que lidam com valores fundamentais da sociedade, como vida, liberdade e integridade física. O profissional de segurança pública não pode errar. Se ele não estiver bem para desempenhar sua função, ele não consegue dar às pessoas a segurança que merecem”, pontuou o secretário, que falou sobre a dificuldade de lidar com comportamentos criminosos incompatíveis com a ética. “Temos aqui quatro heróis”, classificou.
O vice-prefeito Gerson Haas comentou sobre a importância da segurança pública para o crescimento econômico das cidades. “Da mesma forma como ela traz investimentos no comércio, na indústria e nos serviços, a insegurança pode afugentá-los. Ela é um dos pontos primordiais para que nosso município tenha ordem e crescimento. Todos procuram qualidade de vida, e um de seus pilares é a segurança”, afirmou Haas, que parabenizou a Câmara pela cerimônia. “Desafio alguém que, em momentos de dificuldade, não conhece aqueles três dígitos que podem nos salvar, seja para acionar a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros ou a Guarda Municipal. Eles nos atendem e nos socorrem sempre com brevidade”, celebrou o vice-prefeito.
Presente à solenidade, o deputado estadual Issur Koch deixou cumprimentos especiais aos familiares dos profissionais, diariamente preocupados com o retorno seguro de seus entes. “Temos aqui homens e mulheres que fazem o trabalho essencial de cuidar da gente. Mas quem cuida deles? São as únicas profissões que, na ocorrência de um assalto ou incidente, vão ao encontro do problema. Isso é para poucos. Contraria a tendência do ser humano de seguir em caminho contrário”, ilustrou o ex-vereador, que concluiu sua fala resgatando a origem etimológica da palavra “segurança”: sem preocupação. “Isso se refere a nós, cidadãos. Mas não a quem exerce a segurança”, lamentou Issur.
Correligionário do deputado, o vereador Giovani Caju (PP) falou sobre a dificuldade enfrentada por cada corporação para escolher um entre tantos nomes dignos da homenagem. “Isso enaltece ainda mais o prêmio que vocês recebem hoje. Em um mundo com uma inversão de valores cada vez maior, vocês seguem inabaláveis. Somos muito agradecidos por todo o empenho em uma profissão tão árdua. Sabemos que muitas vezes faltam recursos e que a estrutura está longe do ideal, mas vocês conseguem suprir com muita ética, honra e coragem, valores cada vez mais raros nos dias de hoje”, enfatizou.
Vice-presidente da Câmara, a policial civil Daia Hanich (MDB) contou sentir na pele os desafios diários que tanto guiaram os discursos da noite. “Homenageamos hoje profissionais que representam com excelência suas instituições. Homens e mulheres que, com coragem, dedicação e comprometimento, colocam suas vidas a serviço da proteção da nossa comunidade. Sei na prática o quanto é desafiador o dia a dia da nossa segurança pública. Sei das renúncias pessoais, dos riscos e das responsabilidades que carregamos ao vestir a farda ou o distintivo. E isso me faz ter ainda mais admiração e respeito pelo trabalho de cada profissional que vocês, homenageados, representam”, revelou.
Professora Luciana Martins (PT) iniciou seu pronunciamento lembrando o tão corriqueiro sonho infantil de atuar na proteção ao cidadão. “Em muitas rodas de conversa com as crianças, muitas vezes escutamos o desejo de serem bombeiras, guardas ou policiais. Vendo vocês, eu as vejo”, relatou a vereadora, que destacou a centralidade ocupada pela segurança pública na vida de qualquer comunidade. “E ela não se resume à contenção de riscos, mas se manifesta também no cuidado diário, no acolhimento e na construção da confiança entre poder público e sociedade. Quando praticada com humanidade, a segurança se torna um elo de dignidade e respeito, garantindo que cada cidadão possa viver em paz”, emendou.
Deza Guerreiro (PP) agradeceu a abnegação de cada servidor da segurança pública e lembrou também a dedicada contribuição dos animais, seja por meio das cavalarias ou das patrulhas caninas. “Eles também deveriam estar representados na premiação”, brincou a parlamentar, que mantém seu mandato fortemente atrelado à causa animal. “Parabéns pelo trabalho que prestam à nossa cidade, mesmo em meio a tantas dificuldades. Vocês se doam para nos proteger”, finalizou Deza.
Representando a Câmara na chegada oficial da Chama Crioula, o vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB) justificou sua ausência, mas deixou por escrito suas palavras de homenagem aos agraciados. Eliton Ávila (Podemos) e Juliano Souto (PL) estiveram representados por suas assessorias.
Aline Chies Baldi
Inspetora de polícia desde julho de 2019, Aline foi indicada pelo delegado Tarcísio Kaltbach, titular da 1ª DP, pelo empenho na execução de atividades externas, como o cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão. Conforme a corporação, a profissional se sobressai pela desenvoltura no acompanhamento e instrução de investigações policiais complexas, com perspicácia, comprometimento e eficiência na obtenção de resultados. Aline também distinguiu-se na coleta de provas em roubos a estabelecimentos comerciais, veículos e pedestres.
“Vivemos tempos em que a eficiência no combate à criminalidade depende, mais do que nunca, de investigações qualificadas, ações integradas e profissionais comprometidos com o bem comum. E é exatamente isso que encontramos na atuação de Aline. Por meio de um trabalho sério, técnico e persistente, pautado na legalidade e na ética, a policial contribuiu diretamente para a redução dos índices criminais na nossa região. Resultados não apenas estatísticos, mas que representam a reconquista da tranquilidade da população e o fortalecimento da confiança da comunidade na instituição policial. Que teu exemplo continue a iluminar o caminho do serviço público, com ética, coragem e excelência”, discursou Kaltbach.
Após receber o quadro comemorativo confeccionado pela Câmara, Aline agradeceu. “Ser policial civil não é apenas exercer uma profissão, mas servir e proteger a comunidade. Arriscar a nossa vida pela vida de um desconhecido. Divido esta honraria com meus colegas, que enfrentam os desafios diários com ética, determinação e coragem, e com a minha família, que me dá forças e equilíbrio para seguir nesta missão. E reafirmo aqui meu compromisso de continuar trabalhando com serenidade, respeito e humanidade em prol da segurança e da justiça que nossa comunidade merece”, completou.
Henrique Silveira Dalbão
Soldado desde 2016, Henrique Silveira Dalbão foi o nome escolhido pelo comando do 3º Batalhão de Polícia Militar. “Com conduta exemplar, disciplina rigorosa e dedicação incondicional ao serviço policial, sua trajetória é marcada por comprometimento, profissionalismo e respeito aos valores que sustentam a Brigada Militar”, retratou o tenente-coronel Alexandro Famoso, que sublinhou o equilíbrio emocional, a precisão técnica e a coragem demonstrada por Dalbão junto à equipe da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam).
“Sua atuação tem sido pautada pela proteção à vida, pela preservação da ordem pública e pelo respeito pela comunidade à qual jurou servir. É reconhecido também por sua postura ética, pela relação harmoniosa com seus pares e pela capacidade de liderança no trabalho em equipe. É, sem dúvida, um exemplo de policial militar, que honra a farda que veste e dignifica a missão constitucional da Brigada Militar. A homenagem é justa e representa o reconhecimento da sociedade ao esforço diário e à abnegação de nossos policiais”, reforçou o comandante, que comemorou também os novos índices de segurança registrados na cidade. Segundo ele, há dois anos dentro dos padrões aceitos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“Nos últimos oito anos, reduzimos nossos indicadores criminais em mais de 50%. E com certeza nossos homenageados têm grande parcela de responsabilidade nisso. Sem segurança, não temos educação, não temos saúde; não temos nada”, arrematou.
Da tribuna, o homenageado brincou sobre sua falta de familiaridade com discursos. “Somos acostumados a atender diversas ocorrências, mas esta é diferente”, descontraiu Dalbão, que fez questão de mencionar nominalmente seus colegas de Rocam e sua esposa, também integrante da Brigada Militar. “Se hoje estou aqui, é por causa deles. Tudo o que tenho devo à corporação”, comentou o policial, que puxou da farda seu celular para uma sugestão de discurso enviada por sua esposa Patrícia. “Nenhum trabalho relevante se faz sozinho. Por isso agradeço aos homens honrados que ombrearam comigo até aqui. Em especial, à minha esposa, que nunca me deixou ficar pra baixo”, leu o soldado.
Laerte da Silveira
Na véspera de completar 13 anos como servidor do Corpo de Bombeiros Militar, o soldado Laerte da Silveira recebeu a homenagem por sua organização e dedicação ao aprimoramento da estrutura física do quartel. Conforme o capitão Luciano Franco Fernandes, comandante da companhia, Silveira é responsável pela compra de materiais e equipamentos, o que impacta diretamente a qualidade e eficiência do serviço prestado. Além disso, integra o efetivo da equipe especializada da força de resposta rápida, na qual tem demonstrado elevada capacidade técnica. A indicação, contudo, esteve muito atrelada à sua participação nas recentes tragédias climáticas enfrentadas no estado.
“Laerte destacou-se em operações de grande relevância, como nas enchentes de 2023 e 2024. Em ambas as situações, esteve incansavelmente na linha de frente, atuando em resgates, salvamentos e no apoio às vítimas. Sua atuação em situações de crise, aliada ao preparo técnico, à conduta ética e ao comprometimento, faz do soldado Laerte uma inspiração para seus colegas e uma referência para a nossa corporação”, introduziu Franco, que elogiou a Câmara pela organização da solenidade. “Premiações como esta nos motivam, nos fortalecem e comprovam que nossa dedicação diária é valorizada pela sociedade. É uma indicação clara de que estamos no caminho certo”, acrescentou.
Satisfeito com a manifestação de seu comandante, Silveira resolveu descartar o discurso que havia escrito e optou por um pronunciamento mais breve. A decisão também foi tomada, explicou ele, devido à fadiga que sucede o encerramento de um longo turno de 24 horas de serviço, com direito a incêndio combatido entre o final da madrugada e o início da manhã. “É uma honra receber esta homenagem, que estendo a meus colegas”, frisou o bombeiro, que enalteceu também a parceria com as demais instituições de segurança. “Em todas as ocorrências que atendemos, essa irmandade está sempre presente, decorrente do dever de proteger e guarnecer a população de Novo Hamburgo”, revelou.
Silveira também comentou sobre os momentos difíceis em que precisou optar pelo aprimoramento na profissão em detrimento de momentos em família. “Mas com certeza minha filha compreendeu e se orgulha bastante da profissão que o pai escolheu e que minha esposa também seguiu”, confortou-se.
Volmir de Souza
O quarto profissional a receber o reconhecimento vivenciou no ano passado um dos momentos mais críticos de sua carreira. Na Guarda Municipal desde agosto de 2005, Volmir de Souza atendeu a ocorrência que causou grande comoção na comunidade hamburguense no dia 23 de outubro. Na ocasião, ele foi atingido por seis disparos, sendo dois amenizados pelo colete balístico. Ele passou duas semanas internado para tratar dos ferimentos – duas costelas quebradas, pulmões perfurados e uma pequena fratura em uma das vértebras. As lesões ocorreram quando foi auxiliar no resgate de policial militar que estava caído no pátio da casa do atirador.
Saiba mais: Guardas municipais envolvidos em tiroteio no bairro Ouro Branco são homenageados em plenário
“Volmir de Souza não mediu esforços naquela ocasião, colocando a própria vida em risco para ajudar no socorro ao colega ferido, demonstrando grande coragem. A homenagem vem para coroar esse ato de bravura do guarda municipal, reconhecido por seus pares e superiores por sua integridade e altruísmo no mais alto grau”, descreveu o secretário Rosalino Seara. “Somos corporações irmãs. No evento de 23 de outubro, a primeira guarnição que chegou para dar apoio à Brigada Militar foi a Guarda Municipal. É uma relação de fraternidade. Só tenho a agradecer a estas quatro forças aqui presentes. Heróis sem capa, mas que vestem com muito orgulho seus uniformes”, destacou Emerson Edinei Lopes, diretor da Guarda Municipal.
Volmir, que participou de uma sessão plenária da Câmara em novembro do ano passado, dias após seu restabelecimento, voltou ao microfone para agradecer a premiação. “É uma honra receber esta homenagem, mas é uma honra maior ainda representar meus colegas, igualmente merecedores deste reconhecimento. Nessa ocorrência específica, todos nos ajudamos. Não fossem os colegas, tanto da Guarda quanto da Brigada, eu não estaria aqui hoje. Agradeço também a Deus. Foi um milagre que aconteceu para que eu continue nesta profissão, da qual tenho muito orgulho”, concluiu.
Confira as imagens da premiação:
Assista à solenidade na íntegra:
