Premiação da Câmara na Mostratec beneficiará mais estudantes
Até o ano passado, as resoluções que tratam do Prêmio Cientista Júnior (voltado para o ensino fundamental) e do Prêmio Cientista Jovem (ensino médio e técnico) previam a concessão de passagens aéreas, hospedagem ou inscrição para dois alunos e um professor-orientador por projeto. Os textos apresentados por Coller estendem agora a premiação para um terceiro estudante e asseguram o pagamento das três despesas mencionadas (não cabendo mais a escolha entre uma ou outra).
Antes da votação, o vereador salientou que a ideia, proposta ainda durante seu mandato como presidente da Casa, surgiu em conversa com a direção da Fundação Liberato. Em manifestação na tribuna, o diretor-executivo da instituição, Ramon Hans, explicou que muitos grupos premiados contam com três pesquisadores em sua composição, número limite para a participação na Mostratec. O educador aproveitou o espaço também para agradecer Cristiano Coller por dar prosseguimento à sua sugestão. “Isso demonstra a continuidade de pensamento de um processo que iniciou em 2017”, comentou o diretor, em referência ao ano de criação do primeiro prêmio entregue pela Câmara.
As alterações propostas por Coller foram divididas nos Projetos de Resolução nº 8/2022 (Prêmio Cientista Júnior) e 9/2022 (Cientista Jovem). Com a aprovação em segundo turno, as matérias serão agora publicadas no Diário Oficial da Câmara, confirmando a ampliação da iniciativa. “Hoje, a Câmara está dando mais um passo importante para reconhecer nossos jovens cientistas”, pontuou o autor.
Presidente da Comissão de Educação da Câmara e integrante das Mesas Diretoras que instituíram as duas premiações, Felipe Kuhn Braun (PP) elogiou o trabalho desenvolvido pela Fundação Liberato e parabenizou seu colega Cristiano Coller. “A Mostratec faz a diferença na vida dessas crianças, porque incentiva a prática da pesquisa e a iniciação científica. É uma parte muito importante para a formação desses alunos”, frisou o vereador.
Ramon Hans salientou que a Mostratec é a segunda maior feira de iniciação científica do mundo, com 720 projetos expostos anualmente, e a única do país que permanece ininterruptamente em atividade há 38 anos. “É um trabalho incansável, porque exige logística, investimento e um esforço extra do corpo docente. Mas o resultado é impressionante. Quando fazemos uma feira dessas, estamos abrindo portas”, destacou. Segundo o diretor, as 720 pesquisas em exposição representam um universo de 1,9 mil estudantes. “E, para chegar a esse número, calculamos que mais de 80 mil alunos fizeram pesquisas pelo mundo. Jovens que poderiam fazer outras coisas, mas estão buscando soluções para problemas do dia a dia”, concluiu.
Resolução
Os projetos de resolução são propostas de regulações internas da Casa, sem efeito externo. Por exemplo, a Resolução nº 6/2015 institui o Regimento Interno do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal. Para entrar em vigor, o projeto de resolução depende apenas da aprovação em plenário, sem precisar passar por análise do Executivo.