Premiação da Câmara destaca abnegação de servidores da segurança pública
Responsável pela condução da solenidade, o presidente do Legislativo, Gerson Peteffi (MDB), abriu os espaços de fala enaltecendo o trabalho exemplar exercido por cada profissional presente. “Mesmo sem todos os recursos necessários, vocês conquistam índices cada vez menores de criminalidade e nos trazem a esperança de dias melhores. Vocês todos estão aqui por merecimento. Eu gosto muito desta sessão, pois abrimos nossas portas para recebermos as forças vivas de segurança da nossa cidade. É uma das solenes de maior densidade que podemos oferecer”, afirmou.
Presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, o vereador e policial civil Inspetor Luz (PP) salientou que a homenagem serve também como estímulo para todos os agentes de Novo Hamburgo. “A segurança pública é a última trincheira da sociedade no combate ao crime. Cada um se dedica na sua área de atuação, dando o máximo de si. São profissionais de noites insones, sem dia, hora ou feriado. Muitas vezes, sequer recebendo hora extra. Mas fazem sempre com muita honradez, dedicação e perseverança”, elogiou.
Segunda-secretária da Mesa Diretora, Tita (PSDB) enfatizou a cerimônia de premiação como um reflexo do compromisso dos vereadores com a valorização do trabalho e da dedicação daqueles que atuam na garantia do bem-estar da população. “São profissões desafiadoras, repletas de risco, mas fundamentais para a prevenção de crimes e a construção de ambientes saudáveis e seguros. Esta solenidade não apenas celebra seus homenageados, mas também evidencia a importância do trabalho coletivo entre as diferentes forças de segurança. Parabéns pela coragem e pelo comprometimento. Vocês são os verdadeiros heróis e guardiões da segurança pública de Novo Hamburgo”, frisou.
O vereador suplente Fabiano Pilar (PP) iniciou seu pronunciamento lembrando a admiração das crianças pelas forças de segurança. “Qual delas não gosta de visitar o Corpo de Bombeiros? Que não quer se vestir como policial? Com o tempo, no entanto, às vezes essa importância se perde. Quando nos tornamos adultos, por vezes tocamos pedras. Mas vocês se colocam na frente de todos nós sem sequer nos conhecerem, então não temos o poder de julgo. Muito obrigado pelo trabalho prestado. Fica o meu respeito total por vocês”, complementou.
Raizer Ferreira (PSDB) encerrou a manifestação dos vereadores falando diretamente com os quatro homenageados da noite. “Vocês são referências. Foi em vocês que suas corporações confiaram para estarem aqui hoje”, pontuou o vereador, mais uma vez enaltecendo a redução dos índices de criminalidade na cidade. “Vemos que o trabalho integrado tem funcionado. Quero parabenizá-los por tudo o que vocês fazem”, concluiu.
Guarda Municipal
O mais longevo entre os homenageados, com 21 anos de serviços prestados à Guarda Municipal, Jair van der Veen foi indicado pelo secretário de Segurança, Roberto Jungthon, em ofício que sublinha sua tendência a buscar soluções por meio do diálogo e da negociação. O posicionamento lhe torna referência dentro da técnica da justiça restaurativa, processo colaborativo que envolve a escuta de vítimas e agressores para a resolução de conflitos.
“Por iniciativa própria, Jair buscou o autoaperfeiçoamento em uma área de cultura da paz, o que lhe fez merecedor desta homenagem. Há dois fatores que contribuem para a diminuição dos índices de criminalidade: recursos e pessoas. As instituições se materializam por intermédio das pessoas. Sem elas, nada acontece. Por isso estendo esta homenagem a todos que fazem a segurança acontecer. Pessoas que acordam na madrugada, se empenham e se arriscam”, reforçou o secretário.
Da tribuna, Jair agradeceu a homenagem e o apoio de seus colegas e familiares. “É um privilégio estar aqui. Sou o açougueiro, oriundo de filhos de agricultores, que virou guarda municipal”, iniciou. Com passagens pelo setor de ensino da Guarda e pelas rondas escolares dos bairros Canudos e Santo Afonso, o servidor público reiterou seu vínculo com as ações de prevenção. “Em 2016, fiz o curso da justiça restaurativa e comecei uma nova fase dentro da instituição. Hoje, sou um facilitador de círculos de construção de paz. E temos uma grande necessidade de espaços seguros, saudáveis e acolhedores”, completou.
Brigada Militar
Soldado do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Eduardo Geiger teve seu nome escolhido pelo comando do grupo devido ao desempenho no atendimento a ocorrências e no trabalho de policiamento ostensivo realizado na cidade. Mencionado como exemplo na elaboração de documentação operacional, é reconhecido também por sua dedicação, assiduidade, comprometimento, postura, ética e educação.
Capitã do 3º BPM, Carine Reolon apontou que a homenagem é um retrato do trabalho “diuturno e incansável” da corporação. “Muitas vezes, recebemos apenas críticas. Ou pelas nossas ações, ou pelas nossas inações. Mas sabemos que isso faz parte da nossa profissão e que temos um compromisso muito maior. E é isso que nos motiva a fazermos nosso trabalho da melhor maneira possível. A nossa indicação hoje não foi difícil. O soldado Geiger é um profissional exemplar e proativo que se destaca em todas as ocorrências. É um consenso entre nós que tu mereces esta homenagem. Espero que este reconhecimento consiga retribuir o trabalho que desempenhas junto ao 3º BPM”, ressaltou.
Já com o certificado em mãos, Geiger fez questão de estender a distinção aos soldados que atuam diretamente a seu lado. “Vejo hoje o meu esforço reconhecido. Sou natural de Novo Hamburgo e acredito fazer um bom trabalho pela cidade. Esta homenagem me motiva a, cada vez mais, dar o meu melhor. Ser melhor do que eu já fui. Tenho muito orgulho em dizer que sou brigadiano. Minhas palavras são simples, mas de agradecimento”, pontuou o soldado, que completa em novembro seis anos desde seu ingresso na Brigada Militar.
Corpo de Bombeiros
Membro do Corpo de Bombeiros Militar desde 2006, o primeiro-sargento Tiago Gonçalves foi o servidor designado ao prêmio pela 2ª Companhia Especial (CEBM), órgão de execução da corporação em Novo Hamburgo. Sua escolha deve-se principalmente pela liderança demonstrada durante as adversidades provocadas pelas enchentes de maio. O ofício que formaliza sua nomeação, assinado pelo comandante da 2ª CEBM, Luciano Franco Fernandes, sublinha sua atuação na coordenação de equipes, na busca constante por recursos e na manutenção de contatos permanentes com órgãos municipais e estaduais.
“Reconhecimentos como este nos motivam, nos fortalecem e comprovam que nossa dedicação diária é muito relevante para a sociedade. Indicam que estamos no caminho certo. Durante os 18 anos de carreira, Gonçalves desempenhou diversas atribuições dentro da corporação. Em março, ele aceitou o desafio de assumir o comando do pelotão da maior cidade de nosso batalhão, uma grande responsabilidade. Mas, desde sua chegada, demonstrou liderança e competência, tornando-se inspiração para seus pares e subordinados. Nesta homenagem, ele representa todos os bombeiros militares de Novo Hamburgo, porque nenhum bombeiro atua sozinho. Trabalhamos em equipe, ombro a ombro, 24 horas por dia, arriscando nossas vidas para salvar outras vidas e proteger patrimônios”, discursou Franco.
O primeiro-sargento agradeceu a confiança de seus superiores. “Este prêmio não é apenas um marco na minha carreira; é um lembrete do compromisso que temos com a nossa comunidade. Este foi um ano de grandes desafios, mas, juntos, enfrentamos a maior enchente da história da nossa cidade. A coragem e a preparação dos nossos bombeiros permitiu que superássemos obstáculo tão imenso. Por isso divido esta homenagem com todo o nosso efetivo”, compartilhou.
Polícia Civil
Servidora estadual desde 2004, a comissária Ziane da Costa desempenha suas atividades atualmente junto ao cartório da 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo. Seu apanhado biográfico ressalta sua eficiência, comprometimento e desenvoltura no acompanhamento e instrução de inquéritos complexos, no cumprimento de mandados e na coleta de provas em casos como ameaças de atentado, fraudes em seguros e crimes administrativos, patrimoniais e envolvendo direitos do consumidor.
“Hoje nos reunimos para celebrar o mérito de uma profissional que se destaca por sua dedicação, coragem e compromisso com a justiça. Ziane exemplifica o que significa servir com verdadeira integridade e determinação, enfrentando desafios diários com uma postura firme e resoluta. Ela não apenas cumpre suas responsabilidades com excelência, mas também serve como exemplo brilhante do verdadeiro espírito de serviço à comunidade e do melhor que a nossa corporação tem a oferecer”, grifou o delegado Tarcísio Kaltbach, titular da 1ª DP e responsável pela nomeação.
Colega de delegacia, Inspetor Luz também deixou seu tributo a quem chamou carinhosamente de Zizi. “Tenho minha admiração por todos os homenageados, mas em especial por ti. Uma profissional competente e dedicada. Uma mãe e esposa que nunca se negou a atender a chamados fora de hora. Uma comissária de polícia do mais alto nível e de honrado, digno e eficiente trabalho. Tens minha eterna consideração”, revelou o vereador.
Ziane agradeceu o carinho de seus colegas e aproveitou seu espaço de fala para uma reflexão sobre a vocação à qual atendeu grande parte dos presentes. “Este reconhecimento aquece os corações de todos que escolheram colaborar efetivamente com a sociedade ao ingressarem nas carreiras de segurança. Quando fui informada sobre esta sessão solene, pensei em muitos fatos significativos da minha trajetória policial. Prisões, mandados de busca, campanas, oitivas e análises de casos. Mas, em todas as funções que exerci, em todas as delegacias onde trabalhei, sempre ouvia a mesma frase: ‘Puxa, você não tem cara de policial’”, contou.
“No início, isso me deixava desconfortável. Mas, com o tempo, observei que estereotipamos pessoas, profissões e instituições. E nós, integrantes da Polícia Civil, precisamos mostrar, no dia a dia, que somos mais que um estereótipo. O policial civil é tão civil quanto a sociedade: várias caras, cores e credos. É pai, mãe, filho e irmão. Cada um tem sua identidade única, e isso é extremamente importante para a segurança pública. Na atividade policial, lidamos com os mais diversos locais. Atendemos desde crianças até idosos. Acolhemos pessoas das mais diferentes classes e experiências de vida. E é justamente a pluralidade dos agentes de segurança que permite atendermos melhor a sociedade, sempre servindo e protegendo”, finalizou.
Assista à solenidade na íntegra: