Prefeitura quer prorrogar Plano Municipal de Educação até o final de 2026

por Luís Francisco Caselani última modificação 06/11/2025 16h51
06/11/2025 – A Prefeitura de Novo Hamburgo encaminhou à Câmara em setembro projeto de lei que prorroga até o final de 2026 a vigência do Plano Municipal de Educação (PME). Firmado em junho de 2015, o documento foi idealizado à época para orientar a educação básica e o ensino superior da cidade pelo período de dez anos. No entanto, o adiamento da publicação do novo plano nacional, inicialmente previsto para o ano passado, motivou o Executivo a também tomar a decisão de postergar a elaboração da norma local. A ideia é aguardar a definição das diretrizes federais e estaduais antes de dar início às discussões junto aos diferentes segmentos sociais da cidade.
Prefeitura quer prorrogar Plano Municipal de Educação até o final de 2026

Foto: Luís Francisco Caselani/CMNH

Ao longo desta semana, a proposta de prorrogação do Plano Municipal de Educação passou pela análise de três comissões permanentes. Entre elas, a Comissão de Educação (Coedu), cujo aval foi garantido na manhã de quarta-feira, 5, com os votos favoráveis do presidente Felipe Kuhn Braun (PSDB) e da relatora Professora Luciana Martins (PT). Nos outros dois grupos, o acolhimento também foi unânime, o que assegura o envio da matéria a plenário. O texto tramita na Câmara sob forma do Projeto de Lei nº 120/2025.

Prorrogação do plano nacional

Publicado em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE), documento com metas e estratégias para melhorar a qualidade da educação em todo o país, erradicar o analfabetismo e universalizar o atendimento escolar, deveria valer até junho do ano passado, quando seria submetido a uma reformulação. O Congresso, no entanto, decidiu prorrogar sua vigência até o final de 2025. Como a construção dos planos estaduais e municipais depende da aprovação do novo PNE, a Prefeitura entendeu-se na obrigação de acompanhar o movimento adotado na esfera federal.

Conforme determina a legislação, os planos municipais devem estar em consonância com as diretrizes e metas estabelecidas no Plano Nacional. A prorrogação, portanto, é uma medida compulsória para manter a harmonia, o alinhamento e permitir um planejamento adequado em âmbito local”, explica o Executivo, que defende a importância de estender a vigência do PME para evitar um vácuo legislativo e garantir a continuidade e o aprimoramento das políticas educacionais implementadas desde 2015. “A prorrogação é uma medida prudente e necessária que já está sendo adotada por diversos municípios que também aguardam a aprovação do novo PNE para, então, iniciarem seus processos de revisão participativa”, avalia a Prefeitura.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Educação se reúne às quartas-feiras, a partir das 9h50, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.