Prefeito de Parobé explica implantação do programa Tarifa Zero no transporte coletivo

por Maíra Kiefer última modificação 21/11/2023 12h13
20/11/2023 – A convite do presidente do Legislativo, Fernando Lourenço (PDT), o prefeito de Parobé, Diego Picucha (PDT), compareceu ao Legislativo de Novo Hamburgo para relatar a experiência na implantação do Programa Tarifa Zero no transporte coletivo de sua cidade, realizada desde março de 2022. Em sua exposição, salientou que é a única cidade gaúcha a ter essa oferta de transporte gratuito à sua população. No país, a ideia teve início em Maricá (RJ) e, posteriormente, em Vargem Grande Paulista (SP), cidade que serviu de inspiração para Picucha. O modelo adotado lá, com taxa autodeclaratória paga pelas empresas à prefeitura em vez do uso de vale-transporte pelos funcionários, conforme ele, não funcionaria de maneira adequada em Parobé, pois penalizaria os pequenos empresários, e por isso, foi reformulado.
Prefeito de Parobé explica implantação do programa Tarifa Zero no transporte coletivo

Foto: Daniele Souza/CMNH

Diante dos estudos, elaborados por empresa contratada pela administração municipal parobeense, e do universo de usuários, que totalizam atualmente mais de mil por dia, optou-se pela gratuidade da tarifa, que anteriormente às mudanças era de R$ 4,50. Conforme o relato do prefeito, após uma ano com frota de 2010 a 2012, foi realizada licitação, com ônibus zero quilômetro, rodando de graça, com acessibilidade e ar condicionado. Além disso, recentemente, foi lançado o aplicativo para celular “Teu Ônibus”, pelo qual pode-se acompanhar o tempo que o veículo levará para chegar à parada.

Nós fizemos um modelo de licitação um pouco diferente. Não fizemos uma concessão, não fica enrijecida, ela fica na mão da administração, da prefeitura. A gente escuta muito a comunidade. A gente fez a licitação do quilômetro rodado, nos mesmos moldes do transporte escolar”, informando que em todos os ônibus há GPS, o que facilita a fiscalização, e catraca para controlar o número de usuários.

Segundo ele, a medida trouxe impactos em diferentes áreas, ultrapassando a questão econômica, que possibilitou ao usuário gastar aquele recurso que usaria com o transporte em outras necessidades. “Os benefícios objetivos, trazidos à nossa cidade, são a questão ambiental, e em paralelo, a trafegabilidade, do trânsito no centro da cidade. É saturado, como em todas as cidades de médio e grande porte do nosso país”.

Enio Brizola (PT) comentou a situação vivida pela população hamburguense que por 12 anos aguardou a conclusão de processo licitatório, que acabava sendo judicializado por uma das prestadoras de serviço. Ele elencou ainda que o cenário da cidade se agrava levando em conta que o transporte coletivo é sucateado, sem higiene, trabalhadores precarizados e um volume muito grande de pessoas transportadas durante o dia. Brizola propôs que uma comitiva da Câmara de Novo Hamburgo conheça a experiência adotada em Parobé, além ver a frota renovada.

Ito Luciano (PTB) também elogiou a iniciativa do administrador e pediu apoio dele para buscar uma solução para o transporte entre a região e a capital, que cada vez mais tem se mostrado congestionado.