Prato típico deve virar patrimônio cultural de Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani última modificação 20/08/2024 16h36
19/08/2024 – O tradicional lanche de pão de milho com chimia, nata e salsichão, clássica opção gastronômica das bancas da Praça do Imigrante, deve ser declarado patrimônio histórico-cultural imaterial de Novo Hamburgo. O pedido de tombamento, encaminhado pelo vereador Gustavo Finck (PP), foi aprovado por unanimidade pela Câmara na noite desta segunda-feira, 19. “Tornar o lanche tradicional do município um patrimônio histórico-cultural agrega um valor único e garante sua preservação, a fim de que gerações futuras também o conheçam”, defende o autor.
Prato típico deve virar patrimônio cultural de Novo Hamburgo

Foto: Moris Musskopf/CMNH

Apesar do apoio de todos os vereadores, o Substitutivo nº 2/2024 ainda passará por nova votação nesta quarta, 21, antes de seguir para avaliação do Executivo. “O lanche permanece como prática tradicional de famílias até hoje. Uma comida típica que fortalece a cultura do nosso município, gerando o resgate das tradições de nossos antepassados”, reitera Finck.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: