Praça no bairro Primavera se chamará Edison Delamar Quadros

por Jaime Freitas última modificação 08/11/2021 23h35
08/11/2021 – Uma área com quase 19 mil metros quadrados localizada na rua Marcirio José Pereira, em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Primavera, levará o nome de Praça Edison Delamar Quadros. A homenagem, aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, 8, faz referência a um hamburguense muito ligado à cena esportiva da cidade. Com a decisão em segundo turno, a proposta assinada pela vereadora Tita (PSDB) segue agora ao Executivo para sanção e publicação.
Praça no bairro Primavera se chamará Edison Delamar Quadros

Foto: Daniele Souza/CMNH

Edison Delamar Quadros nasceu em 23 de outubro de 1947. Prestou serviço militar e, aos 19 anos, integrou o Batalhão Suez, contingente brasileiro enviado ao Egito como parte da Primeira Força de Emergência das Nações Unidas, criada para garantir um fim à crise política entre o país africano e Israel. Esteve presente na Guerra dos Seis Dias, confronto bélico travado em junho de 1967.

De volta à sua cidade natal, Gringo, como era conhecido, tornou-se figura importante no futebol hamburguense. Durante muitos anos, foi treinador do time mantido pela Sociedade Osvaldo Cruz, com sede no bairro Primavera. Também presidiu o clube em duas oportunidades. Quadros faleceu no dia 1º de fevereiro de 2019, aos 71 anos. Deixou a esposa Noemia, duas filhas e quatro netos.

Leia na íntegra o Projeto de Lei nº 72/2021.

 

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pela prefeita. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, ele volta para a Câmara, que fará a promulgação e ordenará sua publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve sanção tácita por parte da prefeita.

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pela prefeita. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.

registrado em: