Praça no bairro Liberdade se chamará Antonio Elton Zarth

por Tatiane Souza última modificação 31/08/2022 20h41
31/08/2022 – A Câmara de Novo Hamburgo voltou a aprovar por unanimidade nesta quarta-feira, 31, projeto de lei assinado por Raizer Ferreira (PSDB) que batiza uma área verde na esquina das ruas São Leopoldo e Macapá, no bairro Liberdade. O espaço público, de pouco mais de 1,3 mil metros quadrados, receberá o nome de Praça Antonio Elton Zarth. A homenagem faz referência ao fundador do Banco de Alimentos da Região do Calçado (Barc), falecido no início de 2021.
Praça no bairro Liberdade se chamará Antonio Elton Zarth

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Natural de Carazinho, Zarth residiu em Novo Hamburgo por mais de duas décadas. Na cidade, deu sequência a uma trajetória pessoal de dedicação ao voluntariado. Uma das lideranças do movimento Lions Clube, conduziu dezenas de projetos sociais voltados às pessoas mais carentes e necessitadas. Em 2010, fundou o Barc, no qual exerceria os cargos de presidente e vice ao longo dos anos seguintes. Zarth faleceu em 25 de janeiro de 2021, aos 72 anos, em decorrência de complicações pós-operatórias. Ele deixou esposa, dois filhos e uma neta. 

Raizer Ferreira pediu apoio a todos os vereadores para fazer o registro da praça e deixar eternizado o nome de Zarth. 

Com a aprovação em segundo turno, o Projeto de Lei nº 47/2022 segue agora para avaliação do Executivo. 

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pela prefeita. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, ele volta para a Câmara, que fará a promulgação e ordenará sua publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve sanção tácita por parte da prefeita. 

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pela prefeita. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.

 

registrado em: