Praça em frente ao Cras Primavera deve levar o nome de Edison Delamar Quadros

por Tatiane Souza última modificação 03/11/2021 19h34
03/11/2021 – Uma área com quase 19 mil metros quadrados localizada na rua Marcirio José Pereira, em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Primavera, deve receber em breve o nome de Praça Edison Delamar Quadros. A homenagem faz referência a um hamburguense muito ligado à cena esportiva da cidade. A proposta, assinada pela vereadora Tita (PSDB), foi aprovada por unanimidade em primeiro turno nesta quarta-feira, 3.
Praça em frente ao Cras Primavera deve levar o nome de Edison Delamar Quadros

Foto: Daniele Souza/CMNH

Edison Delamar Quadros nasceu em 23 de outubro de 1947. Prestou serviço militar e, aos 19 anos, integrou o Batalhão Suez, contingente brasileiro enviado ao Egito como parte da Primeira Força de Emergência das Nações Unidas, criada para garantir um fim à crise política entre o país africano e Israel. Esteve presente na Guerra dos Seis Dias, confronto bélico travado em junho de 1967. 

De volta à sua cidade natal, Gringo, como era conhecido, tornou-se figura importante no futebol hamburguense. Durante muitos anos, foi treinador do time mantido pela Sociedade Osvaldo Cruz, com sede no bairro Primavera. Também presidiu o clube em duas oportunidades. Quadros faleceu no dia 1º de fevereiro de 2019, aos 71 anos. Deixou a esposa Noemia, duas filhas e quatro netos.

Está sendo um dia muito especial homenagear um grande amigo com a sua família aqui presente. Uma família que ele prezava e cuidada muito. Torcedor do Internacional, sempre tinha uma bandeira pendurada na sua casa, o time ganhando ou perdendo. Criou a campanha Natal da Criança Feliz. Gringo, como a gente o chamava carinhosamente, fez muitos amigos, em todos os times de futebol de Novo Hamburgo. Falar dele é falar de amor ao próximo e aos animais e gratidão. Sinônimo grandioso de amor a tudo, nosso parceiro partiu, mas deixou um ensinamento muito grande”, disse a vereador Tita da tribuna. Ela ainda destacou a importância de se nomear ruas e praças com nomes de pessoas como forma de homenageá-las e lembrou os problemas que um logradouro sem denominação traz aos cidadãos. 

Ricardo Ritter – Ica (PSDB) ressaltou a importância de dar oportunidade às pessoas que ajudaram a construir a história do município ter o nome eternizado em algum logradouro público. “E o Gringo é merecedor. Eu via a atuação dele, sempre ativo na Osvaldo Cruz e em outras ações que fazia. Lamentável não poder fazer essa homenagem enquanto vivo, porque a lei não permite”, disse. 

Felipe Kuhn Braun (PP) mencionou o tanto que Edison Quadros fez pela comunidade e pelo bairro. “Pessoa do bem, Gringo dedicou a vida e o trabalho a uma cidade melhor. Essa homenagem é a oportunidade de deixar a memória dele preservada para sempre”, afirmou. 

Vladi Lourenço (PSDB), Sergio Hanich (MDB) e Lourdes Valim (Republicanos) também parabenizaram a vereadora Tita, proponente da ação, e reconheceram a importância do homenageado. 

Familiares do homenageado, Noemia Quadros e Simone Quadros e Neli Santos da Silveira, acompanharam a votação do projeto da tribuna de honra. 

Silveira falou em nome da família para agradecer a aprovação do projeto. “Ele muito fez por nós e pela nossa cidade porque era muito inserido na comunidade, uma liderança nata, a qual sempre exerceu incentivando as pessoas a se reunirem em torno de ideias e ideais. Nós queremos marcar o teu dia, Gringo”, disse o amigo. Silveira ressaltou que a escolha da praça que abrigará o nome Edison Quadros, porta de entrada da Osvaldo Cruz, foi muito feliz. “Ele muito fez por este lugar. É um privilégio para nós ter o nome dele no local. Todas as praças merecem nosso respeito. Que possamos encontrar instrumentos que nos ajudem na preservação desses espaços públicos porque o vandalismo está forte”, disse. No final da fala, pediu uma salva de palmas em memória do amigo.

Leia na íntegra o Projeto de Lei nº 72/2021. 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: