Praça da Juventude retoma atividades e já soma mais de 8 mil atendimentos em 2021

por Luís Francisco Caselani última modificação 10/11/2021 19h12
10/11/2021 – Atendendo a requerimento verbal do vereador Ito Luciano (PTB), o educador ocupacional Breno Dreher Júnior, chefe de departamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), utilizou a tribuna durante a sessão plenária desta quarta-feira, 10, para apresentar o trabalho realizado pela Prefeitura na Praça da Juventude. O equipamento público, localizado no bairro Santo Afonso, conta com espaços para caminhada, centro de convivência, playground, pista de skate, quadra poliesportiva, campo de futebol com grama sintética e quadra de vôlei de praia. A praça ocupa uma área total de 7,6 mil metros quadrados na rua Honduras, 150.
Praça da Juventude retoma atividades e já soma mais de 8 mil atendimentos em 2021

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Dreher explicou que as atividades foram retomadas gradualmente a partir de junho, obedecendo a todos os protocolos sanitários necessários. Desde então, já foram mais de 8 mil atendimentos, que ocorrem em três modalidades: serviços executados diretamente pela equipe da Praça (formada por professores e estagiários de educação física), aulas ministradas por profissionais voluntários e cedências das quadras para grupos de cidadãos. A Praça da Juventude está aberta todos os dias das 8h às 22h.

“Temos como ferramenta esportiva não transformar os alunos em atletas olímpicos, mas em cidadãos. É um espaço de inclusão, diversidade e respeito às regras, utilizando o esporte como disciplina. A Guarda Municipal também atua 24 horas no local. Trata-se de um espaço seguro dentro do bairro para a prática do esporte, cultura e educação”, afirmou o educador.

Ito Luciano questionou se a praça conta com alguma verba específica para serviços de manutenção. Dreher respondeu que não há essa previsão. “Recebemos no passado recursos para as oficinas esportivas, mas destinados à contratação de pessoal e aquisição de materiais. Verbas para reforma e infraestrutura, não. Temos muitas lâmpadas queimadas, redes furadas, problemas hidráulicos e elétricos. Isso nos faz falta, realmente”, contou.

Ito lembrou que a Câmara tem direcionado recursos residuais de seu orçamento para alguns serviços municipais e sugeriu que seja feito um levantamento do valor necessário para a realização das melhorias. “Quando visitamos a Praça da Juventude, ficamos surpreendidos por termos dentro do município uma estrutura de lazer desse tipo à disposição da comunidade. Embora esteja localizado no bairro Santo Afonso, esse é um espaço para toda a cidade”, frisou o vereador.

registrado em: