Porta-voz do CVV apresenta trabalho de prevenção ao suicídio

por Jaime Freitas última modificação 11/09/2018 16h38
05/09/2018 – Atendendo a convite do vereador Raul Cassel (MDB), o porta-voz do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Novo Hamburgo, Anildo Fernandes, ocupou a tribuna durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 5 de setembro, para divulgar o trabalho voluntário desenvolvido pela entidade de apoio emocional e prevenção ao suicídio. O serviço, com braços espalhados por todo o país e centralizado em torno da linha gratuita nacional 188, completou 15 anos de atividade no município no último mês de julho.
Porta-voz do CVV apresenta trabalho de prevenção ao suicídio

Crédito: Anderson Huber/CMNH

O suicídio é um importante problema de saúde pública mundial. Afeta famílias, comunidades e países inteiros. O Brasil é o oitavo país no mundo em número de suicídios. Entre 2000 e 2012 houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes, sendo mais de 30% em jovens. E se estima que, até 2020, haverá um incremento de até 50% no número anual de mortes por suicídios. Quase 100% dos casos de suicídios estão relacionados a algum transtorno mental”, disse Anildo Fernandes

O presidente destacou o aumento nos casos de suicídios entre os jovens. De acordo com Fernandes, a depressão é o principal fator que une pessoas que encontram na morte uma saída. “Na faixa etária de 15 a 25 anos tivemos um aumento de 30% no número de suicídio no Brasil nos últimos 10 anos, mas mais de 90% dos casos poderiam ser prevenidos. Os jovens geralmente pedem ajuda, mas não são compreendidos por suas famílias”, destacou.

O CVV está aqui para ouvir as pessoas que estão passando por momentos difíceis. Principalmente os jovens”, destaca Anildo Fernandes.

Confira também:

TV Câmara - Porta-voz nacional do CVV fala sobre suicídio no Vitalidade

 

Ligue 188

Criada em São Paulo em 1962 como uma associação civil sem fins lucrativos, o CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio, sob total sigilo e anonimato. Desde 2015, a entidade mantém termo de cooperação com o Ministério da Saúde para a implantação de uma linha gratuita nacional: o 188. As conversas também podem ser realizadas por meio do site www.cvv.org.br/quero-conversar ou pessoalmente, comparecendo aos diferentes postos de atendimento espalhados pelo país. Em atividade em Novo Hamburgo desde 2003, o CVV possui sua sede na avenida Pedro Adams Filho, 4859, sala 203, no Centro.

registrado em: