Porta-voz do CVV apresenta trabalho de prevenção ao suicídio
“O suicídio é um importante problema de saúde pública mundial. Afeta famílias, comunidades e países inteiros. O Brasil é o oitavo país no mundo em número de suicídios. Entre 2000 e 2012 houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes, sendo mais de 30% em jovens. E se estima que, até 2020, haverá um incremento de até 50% no número anual de mortes por suicídios. Quase 100% dos casos de suicídios estão relacionados a algum transtorno mental”, disse Anildo Fernandes
O presidente destacou o aumento nos casos de suicídios entre os jovens. De acordo com Fernandes, a depressão é o principal fator que une pessoas que encontram na morte uma saída. “Na faixa etária de 15 a 25 anos tivemos um aumento de 30% no número de suicídio no Brasil nos últimos 10 anos, mas mais de 90% dos casos poderiam ser prevenidos. Os jovens geralmente pedem ajuda, mas não são compreendidos por suas famílias”, destacou.
“O CVV está aqui para ouvir as pessoas que estão passando por momentos difíceis. Principalmente os jovens”, destaca Anildo Fernandes.
Confira também:
TV Câmara - Porta-voz nacional do CVV fala sobre suicídio no Vitalidade
Ligue 188
Criada em São Paulo em 1962 como uma associação civil sem fins lucrativos, o CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio, sob total sigilo e anonimato. Desde 2015, a entidade mantém termo de cooperação com o Ministério da Saúde para a implantação de uma linha gratuita nacional: o 188. As conversas também podem ser realizadas por meio do site www.cvv.org.br/quero-conversar ou pessoalmente, comparecendo aos diferentes postos de atendimento espalhados pelo país. Em atividade em Novo Hamburgo desde 2003, o CVV possui sua sede na avenida Pedro Adams Filho, 4859, sala 203, no Centro.