Plenário rejeita alteração regimental e proíbe que vereadores presidam mais de uma comissão especial

por Tatiane Souza última modificação 16/06/2021 19h37
16/06/2021 – Por 10 votos a 4, a Câmara de Novo Hamburgo voltou a rejeitar nesta quarta-feira, 16, projeto de resolução elaborado por Gustavo Finck (PP) que permitia a um vereador presidir até três comissões especiais ao mesmo tempo. Com a decisão dos parlamentares, a proposta será arquivada. Dessa forma, permanece a previsão do Regimento Interno do Legislativo que impede a ocupação do cargo em mais de um grupo simultaneamente. Além do autor, apenas os vereadores Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PP) e Lourdes Valim (Republicanos) foram favoráveis à matéria.
Plenário rejeita alteração regimental e proíbe que vereadores presidam mais de uma comissão especial

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Finck usou a palavra para defender a iniciativa. Ele disse se tratar de um projeto simples que abrange as comissões especiais e não as permanentes. Esses grupos, segundo o parlamentar, tratam de causas específicas e por tempo determinado. "Não há impedimento no Regimento Interno. Peço que aprovem o projeto para os que quiserem trabalhar, defender suas pautas, possam também dirigir a comissão", pediu o progressista. 

Ricardo Ritter – Ica (PSDB) pediu voto contrário à matéria. "Para que haja alternância na presidência, sugiro que a legislação continue como está agora", apontou.

Ao contrário das comissões permanentes, definidas e descritas pelo Regimento Interno, as especiais são criadas mediante aprovação de requerimento e tratam de assuntos mais específicos e urgentes. Os colegiados podem encaminhar a convocação de secretários municipais e diretores de autarquias. Os grupos são compostos por, no mínimo, três membros, observando, sempre que possível, a proporcionalidade partidária. Com prazo determinado de encerramento, as comissões especiais são concluídas com a apresentação de relatório ou projetos de lei, resolução ou decreto legislativo.

 Leia na íntegra o PR nº 2/2021.

registrado em: