PL aprovado nesta segunda amplia transparência na divulgação de escalas médicas

por Jaime Freitas última modificação 18/10/2022 00h22
17/10/2022 – Desde 2019, o Hospital Municipal e as duas unidades de pronto atendimento (UPAs) de Novo Hamburgo precisam divulgar, em local visível, a escala dos médicos em atendimento. A lista deve indicar o nome e a especialidade de cada profissional. Agora, o vereador Inspetor Luz (MDB) quer incluir também informações sobre as jornadas de trabalho dos servidores e o nome da pessoa responsável pelo plantão. As alterações foram reunidas no Projeto de Lei nº 74/2022, aprovado por unanimidade em primeiro turno na noite desta segunda-feira, 17.
PL aprovado nesta segunda amplia transparência na divulgação de escalas médicas

Foto: Daniele Souza/CMNH

A sistemática proposta facilitará o acesso às informações desejadas pelo cidadão, gerando maior transparência para toda a comunidade, que saberá com precisão o horário de atendimento dos médicos a serviço nas unidades. Com a iniciativa, a Administração Pública melhor satisfará os princípios da publicidade e eficiência”, argumenta o parlamentar.

Apesar da aprovação unânime, o PL nº 74/2022 ainda passará por nova discussão nesta quarta, 19, antes de ser enviado para avaliação do Executivo. Mantida a decisão favorável e havendo a sanção da prefeita, a nova norma entrará em vigor 120 após sua publicação.

 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: